Início » Notícias » Carlos Zílio na Galeria Cândido Portinari

Carlos Zílio na Galeria Cândido Portinari

A exposição Carlos Zilio: paisagens 1974-1978 é parte do 20º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas – ANPAP – com apoio do Instituto de Artes e do Departamento Cultural/SR3, da UERJ.
A exposição foi pensada para abrir o 20º Encontro da ANPAP e foi projetada como homenagem ao artista, que em sua trajetória tem mantido a relação arte-pesquisa como forma de tensão, propulsora de uma obra que se repensa e se mantém ativa. Carlos Zilio não só por sua atuação acadêmica, mas, sobretudo, por sua pesquisa como artista é referência de toda uma geração de jovens artistas e jovens pesquisadores.
Carlos Zilio: paisagens 1974-1978 expõe trabalhos da década de 1970, quando o artista desenvolveu uma reflexão sobre os caminhos que a arte e a sociedade tomavam, sobretudo no Brasil, quando as subjetividades eram barbaramente trocadas por individualidades, apontando preferencialmente para um “brilhante futuro”, independente das tramas e das estratégias que fossem preciso arquitetar.
Assim, os trabalhos mostrados, muitos dos quais guardados por mais de trinta anos – como os desenhos da Série Paisagem, podem ser uma importante revelação para quem anda pensando nas possibilidades de resistência.
Curadoria: Sheila Cabo Geraldo e Luiz Cláudio da Costa
Produção: Coletivia Projetos Culturais

UERJ – Rua São Francisco Xavier 524 – Metrô – Estação Maracanã

Leia mais:  "Veia" com entrada franca no Vitrine UERJ

Exposição: até 21/10/2011 – de segunda a sexta – de 9h às 20h

Fotos:

Atensão, 1976, fotografia, 44 x 60cm / Foto: Leonardo Carneiro

Identidade Ignorada, 1976, fotografia, 40 x 60 cm / Foto: Leonardo Carneiro


Comentários