Início » Notícias » Rede de Novos Coreógrafos Negros em Dança Contemporânea e Kleber Lourenço (PE) se encontram em mesa-redonda no Rio de Janeiro

Rede de Novos Coreógrafos Negros em Dança Contemporânea e Kleber Lourenço (PE) se encontram em mesa-redonda no Rio de Janeiro

Amanhã (25/abr), acontecerá a mesa-redonda “Políticas do Corpo” no Teatro Cacilda Becker (RJ), às 20h, com a Rede de Novos Coreógrafos Negros em Dança Contemporânea (RJ) – André Bern, Monica da Costa (ambos colaboradores deste blog), Morena Paiva, Victor D’Olive, Italmar Vasconcelos e Diego Dantas – e Kleber Lourenço (PE).

A Rede de Novos Coreógrafos Negros em Dança Contemporânea se formou em novembro de 2011, com inquietações referentes aos lugares pré-estabelecidos para corpos e artistas negros na dança contemporânea, especialmente na dança contemporânea brasileira. A partir de então, a Rede tem se movido no sentido de ocupar espaços, mudar fazeres, pensamentos, sentidos e  processos de invisibilização e rotulações entre nós e com o outro.

Desde janeiro de 2012, vem buscando e concretizando diálogos com instâncias públicas e privadas da cena da dança brasileira e carioca, seus gestores(as), curadores(as) e diretores(as), tais como a Coordenação de Dança da FUNARTE, a Gerência de Dança da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, o Festival Panorama de Dança, a Fundação Palmares. Simultaneamente tem desenvolvido seus próprios projetos.

Atualmente é formada por André Bern, Diego Dantas, Italmar Vasconcelos, Monica da Costa, Morena Paiva, Wagner Carvalho – como grande incentivador, correspondente e participante da gênese da Rede – com o apoio de colegas como Julio Rocha (Rio de Janeiro), Luciane Ramos e Franciane de Paula (Sao Paulo), Jesse Oliveira (Porto Alegre), Gil Amâncio, Gabi Guerra e Marise Dinis (Belo Horizonte), Simone Gomes (Salvador), Rose Mara Silva (Curitiba), dentre outros(as).

A Mesa será uma oportunidade de encontro para compartilharmos perguntas, inquietações e ações.

Leia mais:  Só hoje: bailarina Duda Freyre participa de intervenção na Gentil Carioca (RJ)!

Para mais informações sobre a Rede e a Mesa, clique aqui.

Comentários