Início » Notícias » [textos] André Bern lança convocatória fictícia inspirada em texto de edital público para dança

[textos] André Bern lança convocatória fictícia inspirada em texto de edital público para dança

Fruto de um exercício proposto para o mestrado em Artes na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), André Bern, colaborador deste blog, desenvolveu sua própria convocatória baseada num texto de edital público voltado ao fomento de produções artísticas em dança.

“Consideravelmente familiarizado com os editais públicos e um tanto exaurido pela interminável “ginástica burocrática” que instauram, desenvolvi um texto para uma convocatória fictícia, proposta por um artista (eu mesmo) e dirigida a empresas e secretarias de cultura. O conteúdo do texto é inspirado num edital público real para fomento à dança em nível nacional. Ou seja, o resultado é uma convocatória na via oposta, na contramão, em que o artista dita as regras e condições: uma convocatória de artista”, explica André.

Ainda segundo o artista, o texto-intervenção proposto nasce enquanto exercício de criação artística e, por essa razão mesma, de proposição de novos contextos, por mais utópicos e disparatados que estes pareçam à primeira vista (e à segunda e à terceira também).

Eis o trecho inicial da convocatória:

André Luiz Santos da Silva, codinome André Bern, artista de dança e performance, no uso das atribuições que confere a si mesmo, torna pública a presente convocatória, em conformidade com o disposto neste documento e suas eventuais modificações no que o artista considerar aplicável.

Para ler o texto na íntegra, clique na imagem abaixo.

Leia mais:  "Um Filme de Dança": nova sessão do documentário acontece na UERJ amanhã (6/nov)

 

Comentários