Início » Notícias » Opções para o final de semana no Rio de Janeiro: performance em Santa Teresa, últimos dias de espetáculo na Gávea e inscrições para oficina no Centro Coreográfico

Opções para o final de semana no Rio de Janeiro: performance em Santa Teresa, últimos dias de espetáculo na Gávea e inscrições para oficina no Centro Coreográfico

O ator alagoano Alexandre Constantino apresenta em terras cariocas a performance Sujeito do Gozo nos próximos dias 26 e 27/abr (sex e sáb) (ver flyer acima). O trabalho foi criado a partir de leituras de “A Hermenêutica do Sujeito”, de Michel Foucault, e da noção de gozo desenvolvida pelo psicanalista francês Jacques Lacan em “Meu Ensino”.

Uma hora antes da performance, Alexandre realiza uma entrevista com o público, composta de três perguntas: Você acredita em Deus? O que te faz gozar? Como posso te servir hoje? Tais perguntas são retomadas como material dramatúrgico no decorrer na performance que, nas apresentações no Rio de Janeiro, acontecerão em espaço compartilhado com a exposição Cor e Coração, de Manny Bernabé.

[Poumon, vídeo de Claire Buisson / fonte: bienaldedanca.com]

Encerram-se em 26/abr (sex) as inscrições para a oficina Encontros Sensoriais, ministrada pela coreógrafa francesa Claire Buisson no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro. Com atividades a serem realizadas entre 30/abr e 2/mai (18h30 às 21h30), a oficina propõe compartilhar dois modos articulados de se relacionar com a corporalidade: um a partir da respiração, e o outro a partir do tato. “Modos de escuta da matéria sensorial, modos para dar um continente ao conteúdo sensorial e achar a sua substância”, explica Claire em texto de divulgação. Para inscrever-se, clique aqui.

E, neste mesmo final de semana (27 e 28/abr, às 16h), há as últimas apresentações de Entrelace, espetáculo de dança contemporânea do Teatro Xirê, concebido para o público infantil. Com temporada de sucesso, que teve ingressos esgotados no sábado passado, o trabalho se desenvolve numa dinâmica que envolve e enlaça o público, sempre partindo de jogos populares tradicionais e parlendas infantis.

Leia mais:  "Borboleta Amarela": crowdfunding para espetáculo

Com estreia na edição 2011 do Festival Panorama, Entrelace começa no exato momento em que o público adentra o teatro. “Os intérpretes vão até cada criança e, com atenção e afeto, movimentam-se coreograficamente com elas pelo palco até o local onde vão se sentar. Pais, tios e avós também participam deste jogo. Todos sentam-se nos cerca de 50 banquinhos espalhados pelo palco. Este movimento que dura alguns minutos prepara o público para os momentos de diversão que ocorrerão no desenrolar da peça. Tudo muito delicado”, explica a coreógrafa Andrea Elias em release enviado ao ctrl+alt+dança.

Para quem ficou animado: as apresentações acontecerão no Teatro Municipal do Jockey – Centro de Referência Cultura Infância, com ingressos a R$20 (inteira) e R$10 (meia). A lotação do teatro é de apenas 50 lugares, ou seja, convém se programar! O Teatro Municipal do Jockey fica na Rua Bartolomeu Mitre, 1.110 – Gávea – Rio de Janeiro (para quem vai de carro, o estacionamento rotativo do Jockey Club Brasileiro tem entrada pela Rua Mário Ribeiro, 410).

Confira abaixo, o delicioso vídeo de divulgação do espetáculo:

Comentários