Início » Notícias » Criador@s e produtor@s negr@s unem-se contra suspensão de editais públicos no Brasil

Criador@s e produtor@s negr@s unem-se contra suspensão de editais públicos no Brasil

Desde 21/mai deste ano, quando o juiz federal José Carlos do Vale Madeira (Tribunal Regional Federal / 1a. Região) determinou a suspensão de inúmeros editais dirigidos à produção de criador@s e produtor@s negr@s no país (em decorrência de uma ação popular apresentada por Pedro Leonel Pinto de Carvalho, procurador aposentado do Maranhão), divers@s artistas têm se mobilizado. Entre os editais suspensos está o Prêmio FUNARTE de Arte Negra, que recebeu inscrições de vári@s artistas da dança e das artes cênicas, por exemplo.

Na sequência de reuniões já realizadas nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador (BA), algumas/alguns artistas (por meio de um fórum criado no Facebook por Rose Mara da Silva) convocam à elaboração de uma petição aquel@s diretamente prejudicad@s pela suspensão dos editais e todas as pessoas que se solidarizam com a causa. Quem quiser se integrar à iniciativa, deve enviar para Rose Mara (rosemara.s@gmail.com) nome, e-mail e título do projeto (somente para aquel@s que se inscreveram no edital).

Para se informar melhor sobre toda a sequência de fatos desde a suspensão dos editais, sugerimos os links abaixo:

http://www.seppir.gov.br/noticias/ultimas_noticias/2013/05/comunicado

http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2013/05/decisao-que-suspendeu-editais-para-cultura-negra-e-racista-diz-marta.html

http://www.seppir.gov.br/noticias/ultimas_noticias/2013/05/repudio-a-suspensao-de-editais-para-criadores-negros-reune-produtores-culturais-em-diferentes-estados

Comentários