Início » Notícias » Inscrições para oficina (SP) + edital da FUNARTE para Artes na Rua + "Katana" no Centro Coreográfico (RJ)

Inscrições para oficina (SP) + edital da FUNARTE para Artes na Rua + "Katana" no Centro Coreográfico (RJ)

Estão abertas até 15/set (dom) as inscrições para a oficina/plataforma de criação Exercícios Compartilhados, com coordenação de Adriana Grechi (SP) (ver flyer abaixo). Cada edição da oficina dispõe de um formato diferente, e essa em particular contará com encontros com provocadores, tais como Marcelo Gabriel, Taoufiq Izeddiou e Rosa Hercoles.

Se me permitem um depoimento pessoal: quando cheguei a São Paulo, participei da 3a. edição dos Exercícios Compartilhados. Foi um excelente lugar para desenvolver meu trabalho, conhecer o de outr@s jovens artistas e constituir minha rede profissional. Além disso, contávamos com aulas e a supervisão da Adriana, numa logística favorável para que todos pudessem colaborar com o trabalho d@s outr@s. Discutimos acerca de três eixos principais: Corporeidade, Presença e Dramaturgia. De lá, saí com algumas parcerias, comecei um trabalho solo com direção de Bruno Levorin (que apresentamos na FUNARTE SP, na Mostra dos Exercícios).

Recomendo a todos essa experiência. Uma plataforma necessária para a criação e o desenvolvimento artístico na dança.

Seguindo na vibração “oportunidades”, destacamos o lançamento do Prêmio FUNARTE Artes na Rua 2013. Com um investimento total de R$3 milhões, serão contemplados 70 projetos de circo, dança e teatro que busquem nas apresentações de rua um novo significado para o espaço público. São 3 modalidades de inscrições: montagem ou circulação de espetáculos de rua; performances cênicas ou intervenções na rua; e registro e memória de grupos e suas atividades.

Leia mais:  Semana de oficinas: balé no Rio de Janeiro e dança afro-contemporânea em Paris (FR)

Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas (com ou sem fins lucrativos, de natureza cultural). A data limite de envio de projetos é 10/out (qui).

Quer saber mais? Clique aqui.

[Bailarinos da Cia. R.E.C. de Dança em Katana / foto: Rodrigo Buas]

De amanhã até domingo (29/ago a 1/set), a Cia. R.E.C. de Dança (RJ) segue em sua última semana de apresentações no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro (Teatro Angel Vianna)Katana, trabalho mais recente do grupo (criado em co-produção com o Festival Panorama 2012), inspira-se na espada do samurai, misturando técnicas de dança contemporânea, hip-hop e teatro. Conforme compartilham através do texto de divulgação do espetáculo:

As referências abrangem tanto um universo ficcional, passando por animes, quadrinhos e games; quanto o real, com os personagens de carne e osso que inspiram o grupo (…) A atmosfera é de um espaço compartilhado, onde pouco a pouco vamos conhecendo estes intérpretes personagens de si mesmos, vivendo uma aventura que pode ser compreendida com uma ficção ou como a vida, apresentada através de solos, duos e coreografias envolvendo o grupo todo.

Katana possui apresentações nesta sexta-feira e sábado, às 20h; e no domingo, às 18h. O Centro Coreográfico do Rio de Janeiro (Teatro Angel Vianna) fica na Rua José Higino, 115 – Tijuca – Rio de Janeiro (RJ).

Comentários