Início » Notícias » [vídeos] Parceria com Centro Cultural Virtual SeráQuê chega ao fim: entrevista com Sonia Mota

[vídeos] Parceria com Centro Cultural Virtual SeráQuê chega ao fim: entrevista com Sonia Mota

Fruto de uma parceria entre o Centro Cultural Virtual SeráQuê (CCV), realizamos uma série de 3 postagens compartilhadas entre os dois espaços virtuais. Ao longo de três meses, ctrl+alt+dança vem publicando conteúdos cedidos pelo CCV (que faz o mesmo em sua página).

No último compartilhamento da série, re-publicamos uma entrevista com Sonia Mota, bailarina, professora e diretora artística. Por sua vez, o CCV re-publica a entrevista que a bailarina Aline Bernardi concedeu a André Bern em abril deste ano –  no contexto do projeto Lugares e Danças.

Conforme a postagem do CCV, Sonia Mota inicia seus estudos de dança aos oito anos, quando é matriculada pela família numa escola. A partir daí, sua formação se dá em passagens pela Escola de Bailados e através do contato com mestr@s, tais como Marilena Ansaldi. Em 1970, vai estudar na Alemanha, passa pela Holanda e integra uma companhia na Bélgica, onde fica durante quatro anos. Em 1974, retorna ao Brasil e integra o Balé da Cidade de São Paulo e a cena livre da cidade. Nesse período, começa a dar aulas e desenvolve um método próprio, intitulado “Arte da Presença”, e recebe convites para ministrar aulas em outros espaços no Brasil e no exterior. Retorna ao Brasil em 2010, depois de um período de 22 anos em que viveu na Alemanha, para assumir a direção artística da Cia. de Dança Palácio das Artes (MG).

Leia mais:  2 mostras de dança movimentam São Paulo

Confiram abaixo, a primeira parte da entrevista com Sonia Mota (realizada em abril deste ano). Para acessar as outras partes, clique aqui. Aproveitamos e agradecemos ao Centro Cultural Virtual SeráQuê – em especial, a Bete Arenque – pelo carinho e parceria desses meses de trocas!

Comentários