Início » Notícias » Corporeidade negra na rua, no cinema e no palco: Os Crespos (SP), Carmen Luz (RJ) e Núcleo Curva (RJ)

Corporeidade negra na rua, no cinema e no palco: Os Crespos (SP), Carmen Luz (RJ) e Núcleo Curva (RJ)

[Intervenção urbana do coletivo Os Crespos acontecerá na Praça da República (SP) / foto: divulgação]

Em fase de construção de seu próximo espetáculo, em torno da afetividade de mulheres negras, o coletivo de teatro Os Crespos utilizará a Praça da República (SP) como espaço de investigação cênica. Cinco atrizes dos Crespos, conjuntamente com o Coletivo Mães de Maio, farão uma performance teatral na Praça amanhã (20/set), entre 17h e 18h.

Em praça pública, mulheres negras falam sobre sua afetividade e assuntos privados. Amor, sexo, família, feminilidade, sobrevivência e racismo ganham espaço em pleno horário de pico na região central da cidade de São Paulo por meio do discurso teatral das artistas Maria Dirce Couto, Nádia Bittencourt, Dirce Thomaz, Darília Lilbé e Dani Rocha (ver foto acima).

Um Filme de Dança, documentário da cineasta-coreógrafa Carmen Luz, segue em sua trajetória de exibições com uma sessão amanhã (20/set, às 18h30) no Rio de Janeiro (ver flyer acima). Desta vez, o filme é exibido no contexto da VII Mostra Os Cinemas dos Países Lusófonos, realizada na CAIXA Cultural.

[Núcleo Curva / foto: divulgação]

Neste final de semana (20-22/set – sexta e sábado às 18h, domingo às 19h), o Núcleo Curva de Arte Afro-Contemporânea (RJ) chega ao Centro Coreográfico do Rio de Janeiro para uma breve temporada com três de seus trabalhos. Serão apresentados o solo Corpo D’Água, além dos espetáculos Da Onde Vem Sua Dança? e o work-in-progress Se Maria Fosse Bonita – todos coreografados por Monica da Costa.

Leia mais:  Composição Coreográfica: Camila Fersi ministra oficina no Castelinho do Flamengo (RJ)

As sessões de sábado e domingo (21 e 22/set) ainda contam com a participação da Cia. Khorus, que apresenta Teoria da Involução a convite do Núcleo Curva. Os ingressos para cada sessão custam R$10 (inteira) e R$5 (meia). Saiba mais no blog do Centro Coreográfico.

O Centro Coreográfico do Rio de Janeiro fica na Rua José Higino, 115 – Tijuca – Rio de Janeiro (RJ).

Comentários