Início » Notícias » 60 anos de trabalho: Angel Vianna é homenageada no Fórum Nacional de Dança

60 anos de trabalho: Angel Vianna é homenageada no Fórum Nacional de Dança

Hoje (27/set), no Teatro que leva seu nome no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, Angel Vianna foi homenageada no contexto do Fórum Nacional de Dança. Com o tema “A Dança no cenário brasileiro: avanços e retrocessos”, o Fórum chega à sua décima terceira edição e se estende até domingo (29/set).

Neste ano de 2013, Angel comemora 60 anos de trabalho na arte da dança, atuando como bailarina, coreógrafa e pedagoga do corpo, como frequentemente é chamada. Há exatos 30 anos, ela inaugurava a primeira turma do Curso Técnico de Bailarino Contemporâneo e, há 12, a primeira turma de Graduação em Dança. Trata-se de um ano emblemático em sua trajetória artística, da qual fazem parte a Escola e a Faculdade Angel Vianna – que há anos mobilizam gerações de criador@s, terapeutas e educador@s no campo expressivo da dança.

Abaixo, é possível conferir um pouco mais sobre o trabalho dessa importante artista da dança brasileira.

[Angel Vianna / foto: divulgação]

Angel Vianna, bailarina, coreógrafa, professora, pesquisadora e mestra da dança brasileira, fundou em 1975 no Rio de Janeiro, juntamente com Klauss Vianna, o Centro de Estudos de Pesquisa Corporal, Arte e Educação. No mesmo ano, os dois ainda fundaram o Grupo Teatro do Movimento, revelador do conceito Expressão Corporal.

Angel dedica-se há longos anos à formação de pessoas e artistas. Constituiu uma pedagogia do corpo, contribuindo assim para a preparação corporal de atores e bailarinos na cidade.

O Curso Técnico de Bailarino Contemporâneo, dirigido por ela, comemora em 2013 seus trinta anos de formação. Há doze anos, em 2001, Angel obteve autorização para abrir o curso de ensino superior, atualmente com Programa de Pós-Graduação. A Faculdade Angel Vianna (FAV) é a única faculdade isolada de Dança no Brasil.

Leia mais:  [vídeos] I Encontro CURIÔS (RJ) começa amanhã e Monica da Costa fala sobre o evento

Além das ações na educação, Angel vem contribuindo para o desenvolvimento da cultura no Rio de Janeiro. Ela e sua Escola sempre estiveram na vanguarda dos movimentos de pesquisa em artes do corpo, formando (ou contribuindo à formação de) diversos dos mais importantes nomes da dança contemporânea brasileira, tais como Paulo Caldas, Márcia Rubin, Esther Weitzman, Marcela Levi, Maria Alice Poppe, Alexandre Franco, Soraya Jorge, Frederico Paredes, Paulo Mantuano, Gustavo Ciríaco, Alexandre Bhering, Denise Stutz, Teresa Taquechel, entre outr@s. Também estudaram com ela: Flavia Meireles, Alice Ripoll, Claudia Mele, Duda Maia, Marcia Feijó, Paulo Trajano, Denise Teles, Henrique Rodovalho e Graciela Figueroa.

Muitos dess@s artistas deram origem ou fazem parte de importantes companhias de dança brasileiras. Entre elas, podemos citar Lia Rodrigues Companhia de Danças, Stacatto / Paulo Caldas, Companhia de Dança Márcia Rubin, Cia. Ra Tame Tanz (Alexandre Franco), Pulsar Companhia de Dança, Deborah Colker Companhia de Dança e Atelier de Coreografia. A família Vianna também contribuiu para a formação e preparação corporal de alguns d@s principais intérpretes do teatro e do cinema brasileiros, tais como Paulo Betti, Nathalia Timberg, Ivan de Albuquerque, Sérgio Britto, Rubens Correia, Walter Lima Júnior, Aluízio Abranches, Paulo Mamede, Nelson Xavier, entre outr@s.

Também na FAV surgiram e continuam a se desenvolver os NECCs – Núcleos de Estudos Contemporâneos do Corpo. Estes são grupos que, ao participar de eventos e seminários, funcionam como trampolim de entrada de suas/seus integrantes na cena artística.

Para impulsionar ainda mais o processo de ingresso no mercado das artes do movimento, a FAV realiza uma série de eventos abertos ao público, sendo o principal deles a Semana Angel Vianna, que acontece duas vezes ao ano.

Comentários