Início » Notícias » PARABÓLICA: Teatro Cacilda Becker (RJ) recebe novo projeto de ocupação

PARABÓLICA: Teatro Cacilda Becker (RJ) recebe novo projeto de ocupação

Hoje (10/abr, às 19h), o Teatro Cacilda Becker (RJ) recebe um novo projeto de ocupação. Trata-se de PARABÓLICA, projeto contemplado em edital pela Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), que já chega em clima de festa, promovendo uma animada programação de abertura.

PARABÓLICA foi concebido pela Trânsito Produções Artísticas, liderada pel@s artistas Andrea Elias e Norberto Presta, e conta com coordenação de produção de Regina Levy. O projeto de ocupação engloba atividades – apresentações, oficinas de aperfeiçoamento profissional, aulas gratuitas e espaço de convivência – de quinta a domingo, destinadas tanto ao público adulto como infantil. Conforme explica Andrea: “Somos artistas-produtores, defendemos e acreditamos em uma programação de qualidade ao acesso de todos”.

A programação da festa de abertura (ver flyer acima) promete momentos inusitados e inclui show da Monte Alegre Hot Jazz Band, cortejo com a Companhia de Aruanda, além de Cômodo, performance de Marcelle Sampaio (ver fotos abaixo). A dica, pra quem se animou, é confirmar presença através do e-mail transitoparabolica@gmail.com.

Na sequência da festa de abertura, o primeiro final de semana da ocupação tem sessões de Entrelace (dedicado ao público infantil) Esther Williams Não Quer Mais Nadar (adulto), ambas criações da Cia Teatro Xirê (ver fotos abaixo). Os espetáculos ficam em cartaz até o final do mês – consulte datas e horários aqui.

Entrelace é, nas palavras da Cia, “um espetáculo de dança contemporânea para a família, onde a plateia é convidada ao encontro com o outro e a perceber sutis espaços de relação e convivência”. Andrea Elias assina a concepção, coreografia e direção artística do trabalho, que conta com direção de movimento de Paulo Marques, além de consultoria dramatúrgica de Norberto Presta. Com classificação indicativa livre, Entrelace comporta apenas 50 pessoas por sessão – então, vale se adiantar e reservar seu ingresso!

Leia mais:  Mostra Novíssimos recebe trabalhos de Monica da Costa e Rodrigo Rivera neste fim de semana no Rio de Janeiro

Por sua vez, Esther Williams Não Quer Mais Nadar transita entre dança, teatro e performance, utilizando-se da imagem da atriz e nadadora estadunidense Esther Williams como metáfora do cuidado. Em cena está Andrea Elias, que é responsável pela pesquisa e criação do espetáculo em parceria com Norberto Presta e Paulo Marques. A classificação indicativa de Esther Williams Não Quer Mais Nadar é livre, e há limite de 40 pessoas por sessão.

Uma dica: as/os alun@s das universidades/faculdades parceiras são convidad@s neste final de semana de estreia da ocupação, para ambos os espetáculos da Cia Teatro Xirê: basta apresentar um comprovante de que é alun@ das seguintes instituições: Faculdade Angel Vianna, UFRJ, UNIRIO ou PUC-RJ. Fiquem atent@s, pois os convites estão sujeitos à lotação dos espetáculos. Saiba mais sobre a Cia Teatro Xirê no site teatroxire.com.br e acompanhe sua página no Facebook.

Para obter mais informações e acompanhar as atividades que o projeto PARABÓLICA desenvolverá ao longo dos próximos 4 meses (abr a jul/2014) no Teatro Cacilda Becker, visite o blog parabolica.info e curta o perfil da ocupação no Facebook (ambos desenvolvidos por André Bern, editor de ctrl+alt+dança).

O Teatro Cacilda Becker fica na Rua do Catete, 338 – Catete (metrô Largo do Machado) – Rio de Janeiro (RJ).

 

 

Comentários