Início » Notícias » [galeria] "Estudo para Androginia": exibição fotográfica de Aline Teixeira ocupa galeria virtual em CTRL+ALT+DANÇA

[galeria] "Estudo para Androginia": exibição fotográfica de Aline Teixeira ocupa galeria virtual em CTRL+ALT+DANÇA

“Estudo para Androginia”, da coreógrafa e pesquisadora Aline Teixeira, é a nova exibição virtual que ocupa a nossa Galeria ctrl+alt+dança. Composta de fotografias, todas em preto e branco, a série de imagens se remete a uma pesquisa inicial em torno da representação do feminino na obra do artista alemão Hans Bellmer – conhecido por criar uma anatomia fantástica baseada em novas possibilidades de arranjos entre as partes do corpo de bonecas.

Conforme Aline conta em entrevista a André Bern (editor de ctrl+alt+dança):

A gente pensava na fragmentação do corpo a partir da ideia de autonomia e dissociação das partes (…) Eu trabalhei com um grupo e fui propondo alguns laboratórios a partir, principalmente, dos princípios que o Hans Bellmer traz na obra dele. São princípios de reversibilidade, duplicação, deslocamento, entre outros (…) fui pesquisando e vendo como eu podia transformar isso em estratégia, estímulo para a criação, para a construção do gesto.

Ao decorrer do processo criativo, estimulada pela orientadora de sua pesquisa de mestrado na UFRJ, Aline acabaria se voltando à fotografia como suporte de experimentação. Abaixo, vocês podem conferir um vídeo (captado no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro) com a conversa entre Aline e André na íntegra:

 

Para visitar a exibição de Aline, basta clicar aqui ou digitar http://ctrlaltdanca.com/galeria em seu navegador. A coletânea de imagens fica disponível aqui no blog até 20/mai (ter).

Leia mais:  Oportunidades para quem está em busca (parte 4)

As exibições virtuais integram o projeto Dança Carioca na Rede, contemplado pelo Programa de Fomento à Cultura Carioca 2013 (Secretaria Municipal de Cultura (SMC-RJ) / Prefeitura do Rio).

 

 

Comentários