Início » Notícias » Audições, convocatória e "crowdfunding": oportunidades para profissionais e amantes da dança

Audições, convocatória e "crowdfunding": oportunidades para profissionais e amantes da dança

[Renato Cruz, diretor de Moto Sensível (acima), criará um dos trabalhos da nova edição do Entrando na Dança / foto: Aline Teixeira]

A nova edição do Entrando na Dança, projeto da Associação Panorama que consiste de uma circulação de apresentações e oficinas em teatros mais afastados do eixo Centro-Zona Sul no Rio de Janeiro, recebe inscrições para audições. O foco da edição 2014 é não apenas levar espetáculos para as Zonas Norte e Oeste, mas sim criar trabalhos com morador@s do entorno das Arenas Cariocas.

Conforme nos explica Rafael Fernandes, coordenador de produção do evento, o trabalho se concentrará nas danças populares urbanas, “num sentido de festa, reunião de pessoas”. Em cada Arena, liderados por um@ coreógraf@ previamente apontad@ (Alice Ripoll (Cia. R.E.C.) na Arena Carioca Dicró (Penha); Renato Cruz (Cia. Híbrida) (ver foto acima) na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra (Pavuna); e Sonia Destri (Companhia Urbana de Dança) na Arena Carioca Fernando Torres (Madureira)), os ensaios se desenvolverão entre os meses de junho e agosto, em torno de um estilo específico de dança, com o objetivo de criar um espetáculo a partir de uma perspectiva contemporânea. As apresentações desses espetáculos estão programadas para setembro.

Em cada Arena, 10 dançarin@s serão selecionad@s via audição (cada qual receberá uma ajuda de custo de R$500 mensais). Para participar, as/os interessad@s devem enviar um e-mail para entrando@panoramafestival.com, indicando em qual Arena comparecerão e fornecendo dados pessoais como nome completo, idade e endereço.

Abaixo, confira detalhes sobre as audições em cada Arena:

  • Arena Carioca Dicró (Parque Ary Barroso s/n – Penha)

Coreografia :: Alice Ripoll (Cia. R.E.C.)

Estilo :: Funk / Passinho

Audição :: 5/jun (qui), às 14h

Ensaios :: quintas e sextas-feiras (13h às 17h), e sábados (10h às 14h)

Perfil d@s participantes :: Dançarin@s a partir de 18 anos, que tenham experiência com funk, passinho, hip-hop ou dança contemporânea.

 

  • Arena Carioca Jovelina Pérola Negra (Praça Ênio, s/n – Pavuna)

Coreografia :: Renato Cruz (Cia. Híbrida)

Estilo :: Hip-Hop

Audição :: 7/jun (sáb), às 9h

Ensaios :: quintas e sextas-feiras (18h às 22h), e sábados (9h às 13h)

Perfil d@s participantes :: Homens e mulheres com idade a partir de 16 anos, com alguma experiência em um ou mais estilos de danças urbanas, tais como hip-hop, house, krumping, poppin’, lockin’, breaking, waacking, entre outros.

 

  • Arena Carioca Fernando Torres (Rua Soares Caldeira, 115 – Parque Madureira)

Coreografia :: Sonia Destri (Companhia Urbana de Dança)

Estilo :: Charme

Audição :: 3/jun (ter), às 10h

Ensaios :: terças, quartas e quintas-feiras (10h às 14h)

Perfil d@s participantes :: Dançarin@s entre 18 e 24 anos que tenham alguma experiência em danças urbanas/hip-hop, charme, funk e dança contemporânea.

No Chile, estão abertas inscrições para o programa de formação internacional EMFOCO 3, que se realizará na cidade de Concepción. O programa oferece um espaço de aprendizado intensivo de metodologias de criação cênica contemporânea organizadas em 3 eixos: teoria, prática e criação. Abaixo, confira um “teaser” em vídeo sobre EMFOCO 3:

Leia mais:  Até hoje: inscrições para oficinas de videodança

 

O programa busca fornecer ferramentas técnicas e expressivas às/aos participantes, fomentando a capacidade reflexiva e fortalecendo o exercício da criação. Sob coordenação d@s docentes Luis Corvalán (Chile), Jessica Walker (Chile-Espanha), David Wampach (França), Thomas Hauert (Bélgica), Magdalena Bahamondes (Chile-França) e Marie Bardet (França), as atividades de EMFOCO 3 acontecerão entre 22/set e 20/dez (completando um total de 360 horas).

As/Os interessad@s devem possuir experiência com trabalho corporal e ser maiores de 18 anos. As atividades do programa são oferecidas gratuitamente, no entanto, todos os gastos com transporte, hospedagem e alimentação são de inteira responsabilidade d@s artistas.

Para solicitar a convocatória completa e a ficha de inscrição, envie um e-mail para emfococoncepcion@gmail.com. O período de inscrições se encerra em 20/jun (sex).

[Hugo Leonardo promove campanha de financiamento coletivo para publicação do livro “Desabituação Compartilhada” / foto: divulgação]

Na Bahia, o dançarino e pesquisador de contato-improvisação Hugo Leonardo busca apoio via “crowdfunding” (financiamento coletivo) para a publicação de seu segundo livro. Intitulado “Desabituação Compartilhada”, o livro reúne reflexões e experiências na dança de contato-improvisação com foco na atividade perceptiva d@ dançarin@. Nas palavras de Hugo, promotor e diretor artístico do EnComTato Festival de Contato Improvisação (que acontece na Bahia desde 2010), trata-se de “um exercício de perturbação dos sentidos”.

A campanha de financiamento coletivo empreendida por Hugo (via plataforma Catarse) dedica-se à impressão de uma primeira tiragem de 300 cópias do livro, que já existe em formato e-book (ver capa acima). Como a campanha se encerra neste domingo (1/jun), vale não deixar para a última hora – cada contribuição é extremamente significativa em se tratando de “crowdfunding”.

Saiba mais sobre como apoiar o projeto aqui.

 

 

Comentários