Início » Notícias » Oficinas, treinamentos e atividades em curso no Rio de Janeiro: dança contemporânea + teatro musical + contato-improvisação

Oficinas, treinamentos e atividades em curso no Rio de Janeiro: dança contemporânea + teatro musical + contato-improvisação

A bailarina-coreógrafa Tatiana France convida a tod@s a se movimentar nos encontros que ela promove no Salão Margarida da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), na Lagoa (RJ). Chamados de Dança – Integração e Expansão pelo Movimento (ver flyer acima), os encontros acontecem às terças-feiras, de 19h40 às 21h20, pensando em acionar dispositivos para a saúde física e mental d@s participantes.

As sessões estimulam a criatividade, o autoconhecimento e a integração coletiva através de atividades de alongamento, força, consciência e domínio corporal. Tatiana é mestre em Artes Cênicas (UNIRIO) e atua como professora de dança e práticas de movimento há mais de 20 anos.

Pra quem ficou interessad@, basta entrar em contato com a própria Tatiana através do e-mail tatifrance@gmail.com ou do telefone (21) 9 8756-6162.

A AABB fica na Avenida Borges de Medeiros, 829 – Lagoa (próximo à estação Jardim de Alah do Metrô na Superfície) – Rio de Janeiro (RJ).

Também no Rio de Janeiro, o Centro de Artes Nós da Dança promove até o mês de outubro deste ano (sempre aos sábados, 10h às 15h) o Curso de Preparação para Audições e Espetáculos Musicais (CPAEM) (ver flyer acima). O curso conta com Alan Rezende na direção de movimento e Marcelo Castro na direção musical, além de professor@s convidad@s, tais como Renata Versiani e Regina Sauer.

A idade mínima para participação é de 16 anos. Para saber mais detalhes, acesse a página do curso no Facebook. Abaixo, confira um vídeo de divulgação do projeto:

.

O Centro de Artes Nós da Dança fica na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 1.138 (sobreloja) – Copacabana – Rio de Janeiro (RJ).

Leia mais:  Oficinas no Rio de Janeiro e em São Paulo: práticas site-specific + técnicas de engajamento físico

O ciclo de oficinas de contato-improvisação no Rio de Janeiro – intitulado Expansão do Movimento – apresenta no domingo (8/jun, 18h às 20h) a oficina “Alcançando o chão e voando baixo” (ver flyer acima), facilitada por Zé Anderson Hanzen. Assim como todas as oficinas do ciclo, “Alcançando o chão e voando baixo” acontecerá no AMOK Teatro e, em sua sequência, haverá uma “jam” aberta ao público (20h às 22h).

Zé Anderson é ator-bailarino e coreógrafo, massoterapeuta e educador de Alimentação Viva (ENSP-FIOCRUZ). Desde 2010, vem praticando o contato-improvisação em festivais no Brasil e no exterior. Segundo a descrição de sua proposta de oficina:

Como encontrar a integridade estrutural do nosso corpo para sair do chão? A tensegrity, termo criado pelo cientista e engenheiro R.B. Fuller, diz do princípio natural de equilíbrio entre tensão e compressão de uma estrutura orgânica que se mantêm em suspensão. No corpo humano, pensaremos nos tecidos ósseos e musculares sofrendo essas forças e distribuindo tensão ao longo do corpo através das fáscias musculares que se conectam e integram toda a estrutura. Assim, iremos notar a tridimensionalidade da anatomia musculoesquelética e avaliaremos os padrões de compensação e distribuição de forças do corpo como um todo. Identificando essas forças em nossa estrutura corporal, investigaremos a harmonia dos movimentos em deslocamento pelo espaço.
.
Para informações e inscrições, as/os interessad@s devem entrar em contato através do e-mail andersonhanzen@yahoo.com.br ou dos telefones: (21) 9 8414-1387 (Oi) / (21) 9 8295-7587 / (21) 9 7446-5735 (Claro). O AMOK Teatro fica na Rua das Palmeiras, 96 – Botafogo – Rio de Janeiro (RJ).
.
.
.

Comentários