Início » Notícias » "Atração/Repulsão": Raíssa Ralola e Rodrigo Andreolli realizam primeira abertura pública do projeto em São Paulo

"Atração/Repulsão": Raíssa Ralola e Rodrigo Andreolli realizam primeira abertura pública do projeto em São Paulo

Nesta terça-feira (9/set, às 20h30), Raíssa Ralola (gerenciadora de conteúdo do ctrl+alt+dança) e Rodrigo Andreolli realizam a primeira abertura pública do projeto Atração/Repulsão na Sala Renée Gumiel (FUNARTE/SP). Trata-se de um experimento cênico que apresenta alguns dos processos vivenciados no período de residência na cidade de São Paulo (1 a 10/set), com colaboração coreográfica de Natália Mendonça.

O projeto, contemplado pelo Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna 2013, é composto de estudos à distância, períodos de residência + abertura pública nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Campo Grande (MS), além de uma oficina na cidade de Juiz de Fora (MG). Em cada uma das cidades, o projeto conta com a colaboração de um@ coreógraf@ convidad@ (entre el@s, o argentino Luis Garay, a matogrossense Renata Leoni e a paulistana Natália Mendonça).

A pesquisa de Atração/Repulsão é fruto do encontro d@s artistas na residência Outras Danças – Brasil, Uruguai e Argentina, realizada pela FUNARTE/MinC em Porto Alegre (RS), em outubro de 2012. No ano seguinte, Raíssa e Rodrigo retomaram suas pesquisas em parceria, através da criação de um mecanismo de estudos coreográficos à distância, já que ela divide moradia entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, enquanto ele mora em São Paulo.

Tal mecanismo consiste na intenção de perceber o outro à distância e deixar que seus movimentos corporais sejam dirigidos intuitivamente pel@ parceir@ para a criação de um dueto, ainda que est@s não estejam na mesma espacialidade física. Para tal, marca-se específico dia e horário: cada um@ em seu espaço, de olhos fechados, tenta se conectar com @ parceir@ à distância e move-se. Os encontros à distância são filmados e compartilhados no canal do projeto no YouTube.

Leia mais:  Temporada de oficinas na região sudeste: inscrições abertas para atividades em São Paulo, Rio de Janeiro e Juiz de Fora (MG)

Confira abaixo um pequeno texto d@s artistas sobre o momento atual do trabalho:

Quando a geografia do país ou do planeta nos afasta,

pesquisamos a aproximação.

Imaginamos juntos e dançamos juntos na proximidade ou à distância.

Tentamos seguir a intuição.

Nos perguntamos: o que é a intuição?

 

Buscamos por sutis comunicações…

Movemo-nos.

Mergulhamos em zonas de interação imaterial?

 

Talvez nosso material seja o ar.

Talvez nosso veículo seja o ar

e nossa materialidade,

o quão densa ele possa transportar.

 

A Sala Renée Gumiel fica na FUNARTE/SP, localizada na Alameda Nothmann, 1.058 – Campos Elíseos – São Paulo (SP).

Comentários