Início » Notícias » Grupo Peleja (PE) comemora 10 anos com circulação de mostra de espetáculos e oficinas

Grupo Peleja (PE) comemora 10 anos com circulação de mostra de espetáculos e oficinas

[Tu Sois de Onde, com o Grupo Peleja / foto: Renata Pires]

2014 é um ano importante no histórico de atividades do Grupo Peleja: suas/seus integrantes comemoram 10 anos de existência e, com isso, apresentam espetáculos em toda parte. Com o objetivo de compartilhar com o público os movimentos realizados pelo grupo ao longo de uma década, a Mostra Comemorativa 10 anos de Peleja foi idealizada – e contemplada pelo Fundo de Incentivo à Cultura do Governo de Pernambuco (FUNCULTURA).

Integram a mostra apresentações do espetáculo Gaiola de Moscas, primeiro trabalho do Grupo, criado em 2007; sessões de Tu Sois de Onde?, solo de Lineu Gabriel (ver foto acima); além das oficinas “Iluminação cênica” e “Cavalo marinho e o corpo na cena”. Todas as atividades, com acesso gratuito, percorrerão diversas cidades pernambucanas (Garanhuns, Palmares, Goiana, Recife, Caruaru e Triunfo) até março de 2015. Em Garanhuns, o Grupo Peleja participa da Mostra de Artes Cênicas Marcos Freitas (realizada pelo SESC Garanhuns), que se estende até 25/out (sáb).

Conforme explica a bailarina Tainá Barreto, integrante do Grupo:

A programação do projeto completo vai cumprir o seguinte roteiro de cidades: Garanhuns (outubro), Palmares e Goiana (novembro), Recife (janeiro e março), Caruaru e Triunfo (março). O espetáculo Gaiola de Moscas é inédito em todas as cidades, menos Recife e Caruaru, onde será reapresentado. E Tu Sois de Onde? é inédito em Palmares, Triunfo, Caruaru e Goiana; já foi apresentado anteriormente apenas no Recife e em Garanhuns.

O Grupo Peleja, composto de artistas provenientes de diversos lugares do Brasil, se envereda por caminhos que envolvem intercâmbio e mistura, gerando frutos em campos expressivos como o teatro e a dança, além de pesquisas acadêmicas e produções audiovisuais. “Nossas investigações artísticas transitam pelo mundo das Artes Cênicas e pelas manifestações das Culturas Populares, sempre focadas em questões que passam pelo corpo”, arremata Tainá.

Leia mais:  Expresso RJ-PE: a dança dos próximos dias

Atualmente, o Grupo é formado por Carolina Laranjeira, Eduardo Albergaria, Lineu Gabriel e Tainá Barreto.

Comentários