Início » Notícias » Raíssa Ralola e Rodrigo Andreolii apresentam "A/R" em Campo Grande (RS) + Marcelo Evelin realiza estreia nacional de "Batucada" em Teresina (PI)

Raíssa Ralola e Rodrigo Andreolii apresentam "A/R" em Campo Grande (RS) + Marcelo Evelin realiza estreia nacional de "Batucada" em Teresina (PI)

[Raíssa Ralola e Rodrigo Andreolli em A/R / fotos: Rafael Sanábio]

Amanhã e sábado (16 e 17/jan), Raíssa Ralola (MG) e Rodrigo Andreolli (SP) apresentam A/R no Movimente Espaço de Danças (Campo Grande (MS)), às 20h30, com entrada franca. Trata-se da abertura pública do período de residência em Campo Grande, que conta com a colaboração coreográfica de Renata Leoni.

A/R teve início em 2012, na residência “Outras Danças – Brasil, Uruguai e Argentina” – promovida pela Fundação Nacional de Artes (FUNARTE) na cidade de Porto Alegre (RS) – sob coordenação do coreógrafo Luis Garay. Entre encontros presenciais e ensaios à distância ao longo dos dois últimos anos, Raíssa (que também é redatora assistente de ctrl+alt+dança) e Rodrigo desenvolvem este dueto de dança – construído na variação das distâncias, nas diversas formas de contato e na possibilidade de ativar a presença do outro através do movimento.

Em suas etapas anteriores, a pesquisa foi apresentada em Porto Alegre (RS) (2012), Juiz de Fora (MG) (2013) e São Paulo (SP) (2014). Atualmente A/R propõe laboratórios compartilhados nas cidades de São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Juiz de Fora (MG) e Rio de Janeiro (RJ), com colaboração d@s coreógraf@s Natália Mendonça (SP), Renata Leoni (MS) e Luis Garay (Argentina).

Para saber mais sobre o projeto, visite o site: http://estudosdadistancia.hotglue.me. O Movimente Espaço de Danças fica na Rua Brigadeiro Tobias, 956 – Vila Taquarussu – Campo Grande (MS).

Leia mais:  Em residência artística na Austrália: André Bern conta sobre projeto que se relaciona com sua atuação como editor de CTRL+ALT+DANÇA

[Performers em Batucada, de Marcelo Evelin / foto: Sérgio Caddah]

Em Teresina (PI), nos próximos dias 16, 17 e 18/jan (sex a dom, às 20h), estreia a mais nova criação do coreógrafo Marcelo Evelin (junto à Demolition Inc.), intitulada Batucada. As apresentações acontecem no Galpão do Dirceu, com ingressos a R$10 e classificação indicativa 18 anos.

Batucada é um projeto de criação em dança que propõe, além de um acontecimento performático em espaço interno/externo, uma série de intervenções coreográficas para espaços urbanos que acontecerão em bairros periféricos da capital e cidades do interior do Piauí. As/Os participantes se misturam e se transformam umas/uns n@s outr@s e, na cadência de uma batucada atravessada, enganchada, suspensa, os corpos tornam-se instrumentos para as estruturas rítmicas e uma coreografia da qual o público também faz parte. O trabalho reúne mais de 40 performers – cidadãs/os e artistas do Piauí, São Paulo, Maranhão e Alemanha – selecionad@s a partir de uma convocatória pública.

Batucada iniciou seu processo de criação em janeiro do ano passado (no mesmo Galpão do Dirceu), seguindo para São Paulo e Bruxelas. O projeto foi contemplado com o Prêmio FUNARTE Klauss Vianna de Dança 2013.

O Galpão do Dirceu fica na Rua Jaime Fortes, 3.228 – Novo Horizonte (atrás do Carvalho Jr. da Avenida das Hortas) – Teresina (PI).

Comentários