Início » Notícias » Pra se manter em movimento: inscrições abertas para cursos e aulas na ponte RJ-SP

Pra se manter em movimento: inscrições abertas para cursos e aulas na ponte RJ-SP

Idealizadora e diretora artística do Congresso Brasileiro de Dança Moderna, Andrea Raw ministrará um workshop de verão sobre as técnicas de Lester Horton e Martha Graham. As aulas, com foco em introdução às técnicas mencionadas, acontecerão entre os dias 26 e 30/jan (seg a sex) (ver flyer acima) no IBAC (Instituto Brasileiro de Aprimoramento Cultural), localizado no bairro da Glória (Rua Santo Amaro, 42), no Rio de Janeiro.

[Em 12/jul/2014, publicamos uma conversa entre André Bern (editor de ctrl+alt+dança) e Andrea Raw sobre suas iniciativas em dança moderna. A conversa compôs o episódio #23 dos nossos Podcasts. Confira o áudio abaixo.]

 

Nas aulas de técnica Martha Graham serão explorados seus fundamentos, bem como os desenvolvimentos mais elaborados e sofisticados deste trabalho, entre eles o uso da respiração, dos princípios de contração e expansão, e de forças de oposição. Por sua vez, as aulas de técnica Lester Horton abordarão as diversas possibilidades de movimentação do corpo, de maneira segura e anatomicamente corretiva. Esta técnica apresenta uma enorme complexidade, sendo indicada àquel@s que desejam expandir os limites tradicionais da amplitude corporal.

As aulas acontecerão em dois horários distintos: 10h às 11h30 (Técnica Horton); e 12h às 13h30 (Técnica Graham). Confira abaixo um vídeo de divulgação do workshop:

 

A Sala Crisantempo, espaço dedicado às artes do corpo localizado na Zona Oeste de São Paulo (Vila Madalena), oferece diversas oficinas para quem não quer ficar parado no verão. Dentre elas, a oficina Pow aka Jazz Latin Fusion Dance, ministrada por Alexandre Magno, propõe uma grande miscelânea de técnicas, em especial aquelas advindas de culturas periféricas como umbigada, coco, kuduro, fado, jazz, changa tuki e street dance. Assim como o workshop de Andrea Raw no Rio de Janeiro, a atividade acontecerá entre os dias 26 e 30/jan (seg a sex) (ver flyer acima), com investimento de R$350.

O objetivo da oficina é estimular a sensibilidade e a intuição d@s alun@s, num espaço onde cada indivíduo constrói, à sua maneira e disponibilidade, uma composição de movimento para uma fusão de estímulos.

Sobre Alexandre Magno: natural de Lisboa (PT), mora no Brasil desde 2005. É artista ­residente do projeto Lote#, coordenado pelo coreógrafo Cristian Duarte. Como performer, é convidado do grupo de improvisação GRUA e da J.Gar.Cia Dança Contemporânea, com o espetáculo Divinéia.

Para mais informações, escreva um e-mail para contato.peti@gmail.com. Clique aqui para conhecer as outras oficinas de verão promovidas pela Sala Crisantempo.

Leia mais:  JF em Dança: Raíssa Ralola libera seu 3º relato sobre o festival

A Sala Crisantempo fica na Rua Fidalga, 521 – Vila Madalena – São Paulo (SP).

[Bailarinos da Companhia Urbana de Dança / foto: divulgação]

A Companhia Urbana de Dança, dirigida pela coreógrafa Sonia Destri Lie, oferece oficinas gratuitas de Montagem Coreográfica e Danças Urbanas no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro. Destinadas tanto a dançarin@s com formação acadêmica como àquel@s que se interessam pelo universo das danças urbanas, as oficinas acontecerão nos dias 28 e 30/jan (18h30 às 20h30).

As atividades têm como objetivo aliar pensamentos de composição coreográfica à vivência da movimentação urbana, desenvolvendo situações de aprendizagem onde as/os participantes se sintam confortáveis e confiantes tanto na execução da rotina de exercícios, como na criação de sequências de dança. Quem ficou interessad@ deve se inscrever até 24/jan (clique aqui para acessar o formulário online).

O Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro fica na Rua José Higino, 115 – Tijuca (metrô Uruguai) – Rio de Janeiro (RJ).

Também no Rio de Janeiro, Leonardo Carvajal e Luisa Coser vêm promovendo aulas de contato-dança-improvisação durante o verão (janeiro e fevereiro). As atividades acontecem no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, localizado no bairro de Santa Teresa, sempre às segundas e quartas-feiras (19h15 às 21h30).

As aulas aliam contato-improvisação e dança contemporânea, incentivando a troca de experiências entre alun@s de variados níveis e backgrounds. Ao longo dos dois meses, os ministrantes se revezam entre as aulas e convidam outr@s artistas a participar e contribuir com os processos.

A aula corrobora a iniciativa crescente de ‘contribuição consciente’, onde as/os alun@s estipulam um valor justo, ou condizente à sua realidade financeira, para contribuir com aquela formação. Através dessa prática, levantam-se diversas questões sobre o mercado de trabalho e sobre como se conduz (ou pensa) o dinheiro e seu valor na arte, na dança e na educação.

[Nesse sentido, vale conferir uma conversa entre André Bern e as bailarinas Aline Bernardi e Sofia Giliberti sobre contato-improvisação no Rio de Janeiro (publicada em 30/jun/2014). O bate-papo compôs o episódio #18 dos nossos Podcasts. Confira o áudio abaixo.]

 

O Centro Cultural Laurinda Santos Lobo fica na Rua Monte Alegre, 306 – Santa Teresa – Rio de Janeiro (RJ).

 

 

Comentários