Início » Notícias » "Retina": Camaleão Grupo de Dança integra a programação do 21º Janeiro de Grandes Espetáculos em Pernambuco

"Retina": Camaleão Grupo de Dança integra a programação do 21º Janeiro de Grandes Espetáculos em Pernambuco

[Camaleão Grupo de Dança em Retina / foto: Ed Felix]

O mineiro Camaleão Grupo de Dança sai em circulação com Retina pelas cidades de Recife, Caruaru e Goiana (PE). O espetáculo, criado como marco das comemorações de 30 anos do grupo, integra a programação do 21º Janeiro de Grandes Espetáculos – Festival Internacional de Artes Cênicas de Pernambuco.

Décimo quarto trabalho do Grupo Camaleão, Retina é fruto de uma parceria com o coreógrafo Jorge Garcia e parte de questões sobre a capacidade humana de reter informações visuais. Conforme comenta a diretora geral Marjorie Quast:

Partimos desse aspecto subjetivo para perceber o quanto nos rendemos a esse excesso de informação: quem seguimos, quais comportamentos nos influenciam, enfim, tudo o que nos afeta ao redor. Então, chegamos à retina – a parte do olho onde se formam as imagens – esse filtro em que o claro e o escuro, sombra e luz se misturam.

A trilha sonora do espetáculo – que propõe um encontro entre danças urbanas e dança contemporânea – é composta de canções de Janis Joplin, Jimi Hendrix, Jim Morrison, Kurt Cobain e Amy Winehouse – ídolos cuja vida foi marcada tanto pelos excessos como pela transgressão. Retina saiu vencedor da 1a. edição do Prêmio Copasa / SINPARC de Artes Cênicas (MG), em 2013: levou os troféus de Melhor Espetáculo, Melhor Iluminação, Melhor Cenografia e Melhor Trilha Sonora. Além disso, no mesmo ano, foi contemplado com o Prêmio FUNARTE Klauss Vianna de Dança para circulação do trabalho.

Leia mais:  Entre Votorantim (SP) e Recife (PE): dança com entrada franca

Quem quiser conferir Retina em sua passagem por Pernambuco deve ficar atent@: amanhã (25/jan, às 20h) acontece uma apresentação no Teatro Luiz Mendonça (Avenida Boa Viagem, s/n – Boa Viagem), no Recife; no dia 28 (qua, às 20h), o trabalho ganha uma sessão no Teatro Rui Limeira Rosal, no SESC Caruaru (Avenida Limeira Rosal, s/n); e, no dia 30 (sex, às 20h), chega a vez do Teatro do Centro Cultural Historiador Antônio Corrêa de Oliveira (SESC Goiana) (Rua do Arame, s/n). Os ingressos variam entre R$5 e R$20, e podem ser adquiridos através do site www.compreingressos.com ou pelo telefone da central de vendas: (81) 8870-3247.

Para conhecer mais sobre o trabalho do Grupo Camaleão, visite: camaleaogrupodedanca.blogspot.com.br.

Comentários