Início » Notícias » Processo seletivo: UFF Rio das Ostras (RJ) busca docente substitut@ para disciplinas de Teatro e Dança

Processo seletivo: UFF Rio das Ostras (RJ) busca docente substitut@ para disciplinas de Teatro e Dança

Para aquel@s que têm interesse em ingressar na vida acadêmica, eis uma oportunidade para lecionar em Rio das Ostras (RJ), na Universidade Federal Fluminense (UFF), como professor@ substitut@ de Teatro e Dança. As inscrições para o processo seletivo permanecem abertas até 9/fev (seg) – a prova escrita já está programada para o dia 24 deste mês (ter).

Não é necessário possuir doutorado, mas pede-se que a/o candidat@ tenha diploma de mestrado em algum curso da grande área das Ciências Humanas: Linguística, Letras e Artes, Sociais e Humanidades. O processo seletivo visa preencher uma única vaga.

As aulas destinam-se ao curso de Produção Cultural, vinculado ao Departamento de Artes e Estudos Culturais da UFF. A carga horária é de 40 horas.

A ementa exigida para o concurso apresenta os seguintes tópicos:

1 – Tradição, modernidade e contemporaneidade e suas relações com as práticas de dança e de teatro. 2 – O conhecimento histórico, técnico e poético da dança clássica e das danças modernas. 3 – A dança pós-moderna, seus conceitos fundamentais, contexto histórico e propostas artísticas. 4 – O corpo cênico contemporâneo e seu processo formador, o conceito de performance e a dramaturgia do movimento. 5 – A influência do Teatro Oriental no teatro contemporâneo; 6 – A tradição de dramaturgia em Dança e Teatro a partir do século XX; 7 – Desenvolvimento histórico do teatro brasileiro; 8 – A tradição do teatro político no Brasil e no mundo; 9 – Do Teatro Dramático ao chamado Teatro Pós Dramático; 10 – Conceitos fundamentais de encenação e direção de espetáculos.

Clique aqui para obter mais informações e acessar o edital.

Leia mais:  "No branco do olho": mostra dos alunos de dança e teatro da UESB (BA) com entrada franca

A UFF Rio das Ostras fica na Rua Recife, s/n, Jardim Boa Vista – Rio das Ostras (RJ).

 

Comentários