Início » Notícias » Inscrições para oficinas e grupo de estudos no Rio de Janeiro: COART (UERJ) + Anatomia para o Movimento

Inscrições para oficinas e grupo de estudos no Rio de Janeiro: COART (UERJ) + Anatomia para o Movimento

[Universidade do Estado do Rio de Janeiro / fonte: rj.gov.br]

A Coordenadoria de Artes e Oficinas de Criação (COART) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) começou a receber inscrições para suas oficinas a partir de hoje (2/fev). Com aulas que iniciam no próximo dia 16 (seg), as oficinas cobrem campos artísticos diversos, de artes visuais a música, teatro e dança a criação literária.

Na área de atividades corporais e dança, há aulas de capoeira angola, dança afro, dança de salão (com grupos voltados exclusivamente para a terceira idade), dança do ventre, forró de pé no chão, hatha yoga e meditação, além de tai chi chuan. Para cursar qualquer uma das oficinas, é necessário um investimento de R$160 (para a comunidade externa) ou R$120 (comunidade interna). A taxa é única.

As inscrições devem ser feitas no Centro Cultural da UERJ (10h às 16h), que se localiza no andar de cima do restaurante universitário. Para acessar a listagem completa das oficinas, clique aqui.

Também no Rio de Janeiro, a fisioterapeuta e professora Núbia Barbosa abre seu espaço de atendimento para promover um Grupo de Estudos em Anatomia para o Movimento (ver flyer no final desta postagem). Eis uma ótima oportunidade para bailarin@s e artistas do corpo que buscam um aprimoramento de seus conhecimentos técnicos e específicos.

A Consciência Corporal, difundida em diversas técnicas somáticas, se tornou uma importante ferramenta para bailarin@s e performers, na medida em que gera um empoderamento do próprio corpo ao se ter conhecimento de seus mecanismos fisiológicos, físicos e cinéticos. Sabemos que o corpo é um campo de pesquisa sem fim, por isso muit@s continuam essa pesquisa ao longo de toda a carreira dedicada às artes do corpo. Nesse sentido, a Anatomia para o Movimento se torna uma importante contribuição, que alimenta não só bailarin@s como também terapeutas e profissionais da saúde.

Leia mais:  Expresso Rio-Salvador: performance de Alexandre Constantino + curso de danças urbanas

O Grupo de Estudos promovido por Núbia será organizado em duas turmas, com encontros mensais: às segundas (9/mar, 13/abr, 11/mai, 8/jun e 13/jul, 19h30 às 21h30) e sextas-feiras (7/mar, 21/mar, 8/mai, 13/jun e 4/jul, 14h às 16h). A turma de segunda-feira já se reuniu uma primeira vez em 9/fev.

O espaço de atendimento e local de encontro do Grupo de Estudos fica na Rua Real Grandeza, 111 – sala 108 – Botafogo – Rio de Janeiro (RJ). Para valores e mais informações, envie um e-mail para nubialbarbosa@gmail.com.

Sobre Núbia Barbosa: graduada em Fisioterapeuta pelo Centro Universitário IBMR, possui formação técnica em Dança no Centro de Danças Rio, e em Terapia Corporal na Escola Angel Vianna e IARJ. É pós-graduada em Dança-Educação pela UFRJ, com formações adicionais em RPG, GDS, Reeducação do Movimento e Coordenação Motora, Shiatsu, Massagem Bioenergética e Massagem Ayurvédica, entre outros. É professora da Escola e Faculdade Angel Vianna desde 1994, ministrando disciplinas dos cursos técnicos de Dança Contemporânea e Recuperação Motora através da Dança; dos cursos superiores em Dança; e dos cursos de especialização em Preparação Corporal nas Artes Cênicas, e Terapia através do Movimento. Entre 2000 e 2004, atuou como professora substituta dos cursos de graduação em Dança da UFRJ, ministrando as disciplinas de Corporeidade e Dança, e Alongamento e Postura.

 

 

Comentários