Início » Notícias » Performance-arte é o ponto focal de dois eventos em São Paulo: O que não é performance? + mostra De|Generadas

Performance-arte é o ponto focal de dois eventos em São Paulo: O que não é performance? + mostra De|Generadas

O mês de março será dedicado a refletir sobre “o que não é performance” no Centro Universitário Maria Antonia, em São Paulo. Com atividades gratuitas às terças e quintas-feiras, o evento “O que não é performance?” (ver flyer acima) inclui em sua programação uma série de debates, palestras e, naturalmente, performances.

O evento foi organizado pelo Coletivo Sem Título, que se viu diante da dificuldade de definição e das diferentes práticas artísticas lidas a partir de um amplo gênero intitulado performance. Assim, passou-se a investigar objetivamente algumas questões acerca das possibilidades e dos limites da utilização do corpo na arte, as formas de institucionalização dessas práticas em museus, cursos superiores e no mercado de arte no Brasil e, no limite, o que significava este gênero performance. A dificuldade em responder a tais questões sem diálogos interdisciplinares foi o principal impulso para a realização do evento.

Depois da mesa-redonda de hoje (5/mar), que deu nome ao evento (“O que não é performance? A performance como gênero”), outras acontecerão nas próximas quintas-feiras (12, 19 e 26/mar), sempre a partir de 19h30. Abaixo, confira os temas de cada encontro:

[12/mar] Zona limítrofe: os diversos campos artísticos e suas especificidades

[19/mar] O artista performer: o corpo de si e o corpo do outro

[26/mar] Percursos possíveis: a institucionalização da performance

Lucio Agra, Luisa Nóbrega, Olyvia Bynum, Daniela Mattos, Otavio Donasci e Renan Marcondes são algumas/alguns d@s performers que se apresentarão no evento. Para conferir a programação completa de “O que não é performance?”, acesse: www.semtitulosd.com.

O Centro Universitário Maria Antonia fica na Rua Maria Antonia, 294 – Vila Buarque – São Paulo (SP).

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o SESC Santana (SP) dedicou sua programação à reflexão e ao diálogo sobre o feminismo, promovendo uma discussão acerca da igualdade de gêneros na mostra De|Generadas (ver ilustração acima). Numa reunião de artistas mulheres, a mostra conta com um ciclo de conversas, além de performances, cinema, feira e exposição – tudo com entrada franca.

Leia mais:  Temporada de oficinas na região sudeste: inscrições abertas para atividades em São Paulo, Rio de Janeiro e Juiz de Fora (MG)

Para as/os organizador@s, a palavra degenerada possui em seu significado a essência do projeto: as características das mulheres exigidas pela sociedade foram modificadas (“degeneradas”) por aquelas que acreditam serem donas de si. A partir de um diálogo vivo entre a produção cultural, a construção de identidade e o pensamento sobre os direitos da mulher, o evento busca se apropriar e ressignificar a cultura vigente num ato simbólico pela igualdade.

A mostra de performances visa estabelecer um paralelo entre o ativismo feminino brasileiro e a prática artística, apresentando um pequeno recorte de performers nacionais que abordam questões de gênero, sexualidade e opressão pública e privada. Ao longo do mês, o evento contará com trabalhos de Jaqueline Vasconcellos (#EusouMeme ou It’s my fault, em 7/mar (sáb), às 20h), Coletivo Elástica (Membranas I – Peel it off, nos dias 8 e 28/mar (dom e sáb), às 17h), Ana Reis (Mulher sobre torno, em 12/mar (qui), às 19h; e Trajeto com beterrabas, em 14/mar (sáb), às 20h), Juliana Santos (Qual é o pente?, em 19/mar (qui), às 19h), Ju Bernardo (Renda, em 21/mar (sáb), às 21h) e Carla Borba (7 cabeças, em 26/mar (qui), às 19h).

O ciclo de conversas terá mediação da jornalista Inês Castilho e acontecerá sempre às quintas-feiras, às 20h. A feira, que será dedicada a oferecer produtos ligados a questões de gênero, acontecerá no próximo final de semana (7 e 8/mar, 14h às 19h); e o cinema, por sua vez, com curadoria ligada a mulheres em situação de protagonismo e empoderamento, acontece todas as quartas-feiras, às 19h.

A programação completa pode ser conferida aqui: http://bit.ly/De-Generadas. O SESC Santana fica na Avenida Luís Dumont Villares, 579 – Santana – São Paulo (SP).

Comentários