Início » Notícias » "Baleia": Eliana de Santana estreia espetáculo inspirado em obra de Graciliano Ramos

"Baleia": Eliana de Santana estreia espetáculo inspirado em obra de Graciliano Ramos

Eliana de Santana em "Baleia" / foto: divulgação
Eliana de Santana em “Baleia” / foto: divulgação

Em São Paulo, a bailarina Eliana de Santana estreia Baleia (ver foto acima) – duo com Leandro de Souza – inspirado em “Vidas Secas”, obra de Graciliano Ramos. Com apresentações gratuitas, a breve temporada do espetáculo se estende de amanhã a 31/mai (dom) na Casa do Povo.

A seca é o tema condutor da investigação do grupo E2 Cia de Teatro e Dança – do qual fazem parte Eliana e Leandro – que tem como prática pensar a tradução poética de um suporte artístico para outro; no caso de Baleia, da literatura para a dança.

A partir da personagem que dá título ao espetáculo – a cadela Baleia – a pesquisa coreográfica investiga a seca: seja através do olhar da própria cadela, que acompanha a família retirante; ou a partir da construção da imagem de um corpo-deserto, proposto pelo grupo. A água serve como elemento simbólico para pensar a escassez e suas causas, naturais e/ou sociais.

Baleia ainda propõe uma discussão sobre a visibilidade do sujeito na sociedade, além de apontar reflexões e práticas sobre o sujeito-personagem anônimo que se camufla nas ações cotidianas. “Nesta pesquisa, busca-se uma poética do corpo como deserto, ou ainda, um corpo que tem, como tem a cachorra Baleia, algo a dizer sobre o mundo, ou pelo menos, algo a perguntar”, explica Eliana.

O espetáculo faz parte de um projeto maior da companhia, intitulado Baleia e Outras Secas, através do qual debruçam-se sobre a relação entre dança e literatura. Deste projeto fazem parte os solos …E das Outras Doçuras de Deus,A Emparedada da Rua Nova.

Baleia possui classificação indicativa 14 anos, com sessões de quarta a sábado (27-30/mai), às 20h; e no domingo (31/mai), às 19h. Os ingressos gratuitos devem ser retirados no próprio local, com uma hora de antecedência de cada sessão.

Leia mais:  Até o início de dezembro: Grupo X em residência artística na França + "Cidade" no CCSP

A Casa do Povo fica na Rua Três Rios, 252 – Bom Retiro – São Paulo (SP).

 

 

Comentários