Início » Notícias » Performance e tarot: Studio Casa de Pedra recebe inscrições para duas oficinas no Rio de Janeiro

Performance e tarot: Studio Casa de Pedra recebe inscrições para duas oficinas no Rio de Janeiro

O Studio Casa de Pedra – sede da Esther Weitzman Companhia de Dança, localizada na cidade do Rio de Janeiro – abrigará duas oficinas neste mês de junho. São elas: “A Arte da Performance”, com a performer Margherita Isola (ver flyer acima); e “O Caminho do Louco – o Tarot e seus Arquétipos”, com a jornalista e artista visual Luciana Nabuco.

Inspirada pelo método Abramovic, a oficina “A Arte da Performance” visa literalmente apresentar aos participantes a arte da performance, a partir de alguns elementos como presença (o “aqui-agora”), fronteiras entre corpo e mente, concentração e canalização de energia (tanto individual como coletiva). Em formato multidisciplinar, Margherita propõe um processo de trabalho no qual realiza-se uma série de experiências simples com o intuito de promover um espaço democrático de aprendizagem e interação.

A oficina destina-se a dançarin@s, atrizes/atores, estudantes, artistas plástic@s e demais interessad@s na prática e estudo da performance. As atividades acontecerão em 13/jun (sáb, 10h30 às 16h30), com investimento de R$200.

Sobre Margherita Isola: italiana, vive atualmente entre Bruxelas (BE) e Rio de Janeiro. É formada em História das Artes Cênicas, pela Universidade de Florença (IT), e em Pedagogia da Dança na Rencontre Internationale de Danse Contemporaine de Paris (RIDC). Margherita é ex-aluna da Accademia Isola Danza – Bienal de Veneza, dirigida por Carolyn Carlson.

As/Os interessad@s em participar da oficina devem se inscrever através do e-mail margherita.isola@gmail.com até 11/jun (qui).

Leia mais:  Penúltimo dia da Semana ctrl+alt+dança tem conversa pública, exibição de filme e espetáculo

Por sua vez, “O Caminho do Louco – o Tarot e seus Arquétipos” propõe uma descoberta do corpo e seus aspectos sensíveis e simbólicos através da vivência nas artes cênicas e visuais. No Tarot, o Louco é o princípio ativo, o arquétipo do mergulho em novos caminhos, a energia que liga realidade e fantasia.

Conforme explica o texto de divulgação da oficina:

Ao explorarmos esse arquétipo em práticas criativas conduzidas pelo estudo de elementos e personagens da dramaturgia, cinema, artes plásticas, oportunizamos ferramentas para o nosso autoconhecimento e expansão.

A palavra tarot, cuja origem remonta aos antigos egípcios, significa ‘caminho’, ‘despertar do inconsciente’. “Como nasce em um tempo misterioso, ele conduz um mergulho aos aspectos internos e elevados de cada ser humano. Suas imagens levaram Jung ao estudo dos Arquétipos e seu conceito de ‘inconsciente coletivo'”, aponta Luciana, que estuda e pratica o tarot há 20 anos.

A oficina acontecerá nos dias 20 e 21/jun (sáb e dom) – 17h30 às 20h30 (sáb); 15h às 18h (dom) – com investimento de R$200. As/Os interessad@s devem efetuar sua inscrição até 17/jun (qua), através do e-mail luocuban@gmail.com ou do telefone (21) 9 6740-6364.

O Studio Casa de Pedra fica na Rua Major Rubens Vaz, 436 – Gávea – Rio de Janeiro (RJ).

 

 

 

 

Comentários