Início » Notícias » 2 residências artísticas com criador@s internacionais: Bienal SESC de Dança 2015 recebe inscrições para participação

2 residências artísticas com criador@s internacionais: Bienal SESC de Dança 2015 recebe inscrições para participação

Companhia Willi Dorner em “Bodies in Urban Spaces” / fonte: hh.webdog.nl

A Bienal SESC de Dança 2015, que acontecerá em Campinas (SP) – não mais na cidade de Santos como nas edições anteriores – recebe inscrições de interessad@s em participar como colaborador@s de 2 atrações internacionais: a coreógrafa uruguaia Tamara Cubas e a companhia austríaca Willi Dorner (ver foto acima). Em ambos os casos, as/os selecionad@s integrarão o elenco de trabalhos a serem apresentados durante a Bienal.

Multitude é o título da criação de Tamara Cubas, que será desenvolvida ao longo de 6 dias de residência (8, 9, 10, 11, 14 e 15/set), com sessões de 6 horas de trabalho (12h30 às 18h30). Já apresentada na Cidade do México, Montevidéu e Santiago do Chile, a performance compõe-se de uma multidão de corpos em luta.

Confira abaixo um vídeo de divulgação:

 

Conforme indica o texto de divulgação da Bienal, em Multitude os corpos não estão ali para propor uma forma harmônica, mas para dar a ver um extenuante embate:

A questão é menos lutar uns contra os outros e mais enfrentar os limites do corpo de cada um – o cansaço, o tempo, o peso. Afinal, para permanecer em pé, imóvel, é preciso vencer a gravidade. O objetivo é analisar a noção de heterogeneidade no coletivo, a possibilidade de dissenso no espaço público, a alteridade.

Além dos dias de residência, as/os selecionad@s deverão participar de um ensaio técnico em 16/set (às 12h, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)), e das apresentações nos dias 17 e 18 (às 18h30), na Estação Cultura. A convocatória para Multitude dirige-se a estudantes e profissionais de teatro, dança, performance, circo, artes visuais e interessad@s em geral.

Leia mais:  Entre Campinas (SP) e Rio de Janeiro: seminário de pós-graduação em Artes da Cena + encontro com Roberto Anderson no Estúdio Giselle Ruiz

As inscrições devem ser feitas até 31/ago (seg) com o envio de uma carta de intenção para o e-mail multitudebienal@campinas.sescsp.org.br.

Por sua vez, Bodies in Urban Spaces (“corpos em espaços públicos”, em português) é o trabalho que a companhia Willi Dorner leva à Bienal SESC, após passagens pela Austrália, Estados Unidos e diversos países da Europa. Composto de cenas inusitadas nas quais performers espremem seus corpos em brechas oferecidas pela paisagem urbana, o trabalho evoca as restrições de movimento que o próprio ambiente urbano impõe a tod@s nós.

Confira abaixo um vídeo de divulgação de Bodies in Urban Spaces:

 

A residência com a companhia Willi Dorner durará 5 dias (19 a 23/set), com encontros de 6 horas (10h às 18h) na Sala de Múltiplo Uso 2 do SESC Campinas. As intervenções acontecerão em 24, 25 e 26/set, sempre ao meio-dia, na Praça Rui Barbosa e no centro da cidade.

A convocatória para participação em Bodies in Urban Spaces dirige-se a estudantes e profissionais de teatro e dança, além de interessad@s em geral com preparo corporal compatível com o perfil da intervenção. As inscrições devem ser efetuadas até 25/ago (ter), através do envio de CV breve + foto e/ou portfólio para corposbienal@campinas.sescsp.org.br. No dia 27 (qui, 10h às 14h), após a seleção de currículos, haverá uma audição com a companhia.

 

Comentários

2 comments

  1. suraya ramos says:

    Acho maravilhoso e pena eu não poder participar.Deve se uma experiência ótima

Comments are closed.