Início » Notícias » Na ponte RJ-SP: Pedro Consorte e Flávia Wanderley conduzem cursos sobre percussão corporal e Método GDS

Na ponte RJ-SP: Pedro Consorte e Flávia Wanderley conduzem cursos sobre percussão corporal e Método GDS

Oficina “Ritmo em Movimento”, com Pedro Consorte / foto: acervo Cie UBI

Pedro Consorte recebe inscrições para uma oficina de pesquisa, criação e improvisação entre percussão corporal e dança contemporânea que ministrará em São Paulo, na primeira quinzena de outubro (10 e 11/out). Intitulada “Ritmo em Movimento”, a atividade acontecerá na Sala Crisantempo, contabilizando um total de 10 horas distribuídas em dois dias.

Na oficina, Pedro – que acaba de retornar de um tour de 5 meses entre Europa e Ásia – compartilhará conteúdos desenvolvidos em parceria com a companhia francesa de dança UBI. As vagas são limitadas e não há pré-requisitos para participar da atividade.

Com investimento de R$400 (e desconto de 25% para cada 2 inscrit@s), “Ritmo em Movimento” recebe inscrições através do e-mail contato.peti@gmail.com. Conheça mais sobre o trabalho de Pedro no blog: pedroconsortebr.wordpress.com.

A Sala Crisantempo fica na Rua Fidalga, 521 – Vila Madalena – São Paulo (SP).

Flávia R. Wanderley em curso sobre o Método GDS / foto: divulgação

No Rio de Janeiro, a Faculdade Angel Vianna (FAV) oferece um curso de extensão sobre o Método GDS, que rejeita a noção de “postura ideal” e aposta na leitura das necessidades individuais para uma maior autonomia no cuidado com o corpo. Reconhecido pelo ICTGDS (Instituto das Cadeias Musculares e Articulares e das Técnicas GDS, localizado na Bélgica), o curso “O Método GDS e a Gestão Postural” apresenta o método criado pela osteopata belga Godelieve Denys-Struyf em 3 módulos, com atividades a partir de 12/set (sáb).

Discípula direta de Godelieve, formada pelo ICTGDS, a coreógrafa e educadora Flávia R. Wanderley (ver foto acima) dissemina as ideias da mestra pelo segundo ano consecutivo no Rio de Janeiro. Conforme aponta o texto de divulgação do curso, Denys-Struyf definiu e ajustou progressivamente um método global de fisioterapia que integra o funcionamento do corpo (aspectos biomecânicos) e suas conexões indissociáveis com o comportamento humano (aspecto psicocorporal): “Para ela, não se tratava de atingir uma postura ideal, mas sim, da capacidade de adaptar a postura às necessidades de cada um, ou seja, realizar uma gestão postural”.

Leia mais:  [textos] Victor D'Olive endereça carta-manifesto à Bienal Internacional de Dança do Ceará

Além de Flávia, a equipe docente do curso de extensão da FAV conta com o neurocientista e anatomista João Menezes, além da fisioterapeuta e vice-presidente do ICTGDS Anne Van Wylick. “O Método GDS e a Gestão Postural” dirige-se tanto a bailarin@s, atrizes/atores e músic@s, como a qualquer pessoa que deseje cuidar de seu corpo com autonomia.

O curso é intensivo e dividido em 3 módulos independentes e complementares, com duração de 24 horas cada um, entre os meses de setembro e novembro. O primeiro módulo tratará sobre Incorporação Osteoarticular, nos dias 12, 19 e 26/set (sábados, 10h às 18h); na sequência, o módulo 2 abordará o tema da Carta Psicocorporal, em 10, 17 e 24/out (sábados, 10h às 18h); por sua vez, o terceiro e último módulo se concentrará em Biomecânica no Cotidiano, nos dias 20, 21 e 22/nov (sex, sáb e dom, 10h às 18h).

Ao final, tod@s @s participantes receberão certificado organizado conforme carta de qualidade do ICTGDS. As/Os interessad@s em obter informações mais detalhadas (sobre valores, inclusive) devem acessar a página do curso no site da FAV ou ligar para (21) 2551-0099.

A Faculdade Angel Vianna fica na Rua Jornalista Orlando Dantas, 2 – Botafogo – Rio de Janeiro (RJ).

 

Comentários