Início » Notícias » De olho em 2016: inscrições

De olho em 2016: inscrições

Quinzena de Almada inscrições
A carioca Companhia Híbrida participou da Quinzena de Almada (PT) em 2015 / foto: Alescha Birkenholz

A 24a. edição da Quinzena de Dança de Almada – International Dance Festival (Portugal) acontecerá em outubro de 2016 e já recebe inscrições de trabalhos para as suas “Plataforma Coreográfica Internacional” e “Mostra de Videodança”. O vasto fórum de performances, danças e encontros é organizado pela Companhia de Dança de Almada.

A Plataforma Coreográfica Internacional do evento recebe projetos de apresentação de artistas individuais ou companhias até 11/jan (seg) – para sessões que deverão acontecer entre 20 e 22/out/2016. A Quinzena de Dança de Almada não cobre despesas de viagem, mas oferece hospedagem e alimentação por 3 dias.

Para se inscrever, é preciso enviar:

  1. formulário de candidatura
  2. link para visualização de registro do trabalho na íntegra
  3. fotos do trabalho
  4. outros documentos que a/o artista julgar necessários

Os trabalhos inscritos não devem exceder 20 minutos de duração. Clique aqui e acesse a convocatória.

Por sua vez, a Mostra de Videodança da Quinzena recebe inscrições de propostas até 1/fev (seg). A comissão de avaliação selecionará trabalhos a partir dos seguintes parâmetros: qualidade técnica e artística, desenvolvimento do conceito e qualidade performativa.

Para se inscrever, é preciso enviar:

  1. formulário de candidatura
  2. DVD com arquivo .mpeg, .avi ou .mov, com dimensões 16/9 e sistema PAL
  3. fotos do trabalho
  4. outros documentos que a/o artista julgar necessários

Os trabalhos inscritos não devem exceder 10 minutos de duração. Clique aqui e acesse a convocatória.

Para mais informações, visite o site da Companhia de Dança de Almada, ou envie um e-mail para quinzena@cdanca-almada.pt.

ComPosições Políticas inscrições
Galpão Bela Maré (RJ) / foto: Davi Marcos / Observatório de Favelas

No Rio de Janeiro, o projeto ComPosições Políticas – outras histórias do Rio de Janeiro – recebe inscrições para uma residência artística de criação que será desenvolvida na comunidade da Maré (RJ) entre os meses de março e abril de 2016 (2/mar a 2/abr). Com horários de trabalho reservados no Galpão Bela Maré (seg a sáb, 10h às 17h), as/os artistas selecionad@s – em total de 9 – deverão morar na comunidade ao longo dos 30 dias de desenvolvimento de suas criações.

O projeto de residência propõe uma construção coletiva de memória visual do Rio de Janeiro a partir da “reinterpretação de imagens de acontecimentos recentes que causaram impacto no imaginário carioca”. Conforme aponta o texto de divulgação da convocatória:

Godard nos fala que fazer história é passar horas olhando as imagens para depois contrapô-las até produzir uma faísca. No ano em que o Rio se apresenta novamente como foco de interesse internacional, o ComPosições Políticas resgata as outras histórias da face ocultada da cidade olímpica. Por trás de cada imagem que toma posição há sempre histórias por contar.

Direcionado a artistas de qualquer idade e área de expressão artística – interessad@s em trabalhar a partir de imagens veiculadas na mídia e nas redes sociais – que sejam residentes no Brasil, o projeto prevê a realização de um seminário e uma exposição itinerante. As/Os interessad@s devem se inscrever até 15/jan (sex), enviando os seguintes dados para composicoespoliticas@gmail.com:

  1. dados pessoais e áreas de trabalho artístico
  2. motivações para participar da residência (até 500 palavras)
  3. informações sobre uma ou duas obras criadas anteriormente, que dialoguem com a proposta da residência
  4. breve proposta de criação (até 800 palavras)
  5. confirmação de disponibilidade de horário e interesse em morar na Maré durante o mês de março de 2016
Leia mais:  Mulheres Negras na Dança: evento reúne criadoras em São Paulo e Taboão da Serra com entrada franca

As/Os artistas selecionad@s receberão um cachê de R$5.000 (inclusos gastos de transporte e alimentação); além disso, aquel@s que não forem morador@s da Maré contarão com apoio financeiro para pagar sua acomodação na comunidade. O projeto ainda disponibilizará uma verba extra para a compra de materiais necessários à produção das obras artísticas.

A seleção d@s artistas participantes levará em consideração os seguintes aspectos:

  • adequação da proposta ao perfil da residência
  • experiência anterior em práticas artísticas engajadas com o contexto político-social do Rio de Janeiro
  • experiência em trabalhos de criação colaborativa
  • disponibilidade de trabalho no período integral da residência
  • disponibilidade para morar na Maré

Para obter mais detalhes, clique aqui e acesse a convocatória na íntegra. O projeto ComPosições Políticas conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

O Galpão Bela Maré fica na Rua Bittencourt Sampaio, 169 – Maré – Rio de Janeiro (RJ).

VERBO mostra de performance inscrições
Galeria Vermelho (SP) / fonte: vitruvius.com.br

Em São Paulo, a Galeria Vermelho promoverá a 12a. edição da VERBO – Mostra de Performance Arte – no mês de julho de 2016 e recebe inscrições de trabalhos. Artistas interessad@s em participar da mostra podem enviar projetos de performances inéditas ou já existentes – trabalhos em vídeo, videoinstalação, fotografia e desenho não serão aceitos. 

Os seguintes dados devem ser enviados para verbo@galeriavermelho.com.br, devidamente acompanhados de um formulário de inscrição:

  1. três imagens em 300 dpi (13x18cm)
  2. CV breve d@s participantes
  3. pequena descrição do trabalho (até 10 linhas)
  4. link para visualização do vídeo da ação inscrita ou de obras anteriores

A data-limite de envio de propostas é 12/mar (sáb). A Galeria Vermelho fica na Rua Minas Gerais, 350 –  Parque Fernanda – São Paulo (SP).

Polo Carioca de Circo inscrições
Circo Crescer e Viver (RJ) / fonte: ocluster.com.br

No Rio de Janeiro, o Circo Crescer e Viver promoverá 4 residências artísticas do Polo Carioca de Circo no primeiro trimestre de 2016. As residências, patrocinadas pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC-RJ), relacionam-se com diferentes elos da cadeia produtiva do circo e recebem inscrições até 9/jan (sáb). São elas: Capacitação em Técnicas e Habilidades Circenses; Modelagem de Espetáculos; Criação de Números e Performances CircensesEnsaios e Montagem de Espetáculo.

As residências do Polo Carioca de Circo constituem uma proposta artístico-cultural que busca investir recursos financeiros, materiais e humanos no desenvolvimento de novas gerações de artistas, coletivos, grupos e companhias de circo. Para tal, oferecem um espaço-tempo de treinamento, pesquisa e experimentação, criação, modelagem, montagem e apresentação de espetáculos circenses, além de estender a artistas de outras linguagens a oportunidade de se capacitar e criar seus trabalhos.

Para participar da seleção é necessário ser maior de 18 anos e residir na cidade do Rio de Janeiro. O Polo Carioca de Circo conta com a parceria da Archaos e do Rio Criativo, além do apoio do SEBRAE-RJ.

O Circo Crescer e Viver fica na Rua Carmo Neto, 143 – Cidade Nova (metrô Praça Onze) – Rio de Janeiro (RJ).

 

[*] Esta postagem contou com a colaboração de Gabriela Alcofra.

 

Comentários