Início » Notícias » Dança Carioca na Rede: nova edição em 2016

Dança Carioca na Rede: nova edição em 2016

Dança Carioca na Rede: Corpo e Memória

Aqui no ctrl+alt+dança, 2016 já traz seu sopro de renovação: aproveitamos o momento de celebração para anunciar a terceira edição do nosso querido projeto Dança Carioca na Rede. Intitulada Corpo e Memória, a nova edição – que conta com o patrocínio da Prefeitura do Rio (através do Programa de Fomento à Cultura – Viva a Arte!) – engloba conteúdos multimodais (textos, vídeos, áudios e fotos) com foco em memórias e histórias de artistas, companhias, grupos e iniciativas cariocas.

Dança Carioca na Rede: Corpo e Memória é um projeto concebido por André Bern (editor de ctrl+alt+dança) em parceria com a Irazú Produções Artísticas e Eventos,  que nasce com um desejo de ampliação das conquistas realizadas em suas 2 edições anteriores (2014 e 2015): mais de 200 artistas tiveram seus trabalhos divulgados por meio da produção de conteúdos que atraíram mais de 145.000 visualizações. Além do compartilhamento de notícias sobre apresentações, oficinas e oportunidades de trabalho, a nova edição do projeto desenvolverá conteúdos exclusivos sobre a produção em Dança da cidade do Rio de Janeiro – de podcasts a fascículos virtuais, vídeos a ensaios fotográficos – ao longo do primeiro semestre deste ano.

As novidades da edição ficam por conta da série Seis Anos Depois, na qual André Bern conversa com artistas entrevistad@s por ele ao longo do ano de 2010 (Esther Weitzman, Paulo Marques, Morena Paiva, Giselda Fernandes e Lígia Tourinho); Repertórios, a série de verbetes sobre dança (de A a Z) produzidos pela nossa super colaboradora Dally Schwarz; e Decorrer, ensaios fotográficos nos quais o queridíssimo bailarino-fotógrafo Julius Mack (parceiro das outras 2 edições de Dança Carioca na Rede) acompanhará “a dança de um@ artista no decorrer de um dia”, desde o momento em que ele acorda até sua hora de dormir.

Todo o conteúdo produzido no contexto do projeto será indicado com um selo-rodapé (como o que segue aqui embaixo). É só ficar atent@!

 

 

Dança Carioca na Rede: Corpo e Memória já tem uma página específica no blog: ctrlaltdanca.com/dcr/corpomemoria. Lá, vocês podem encontrar mais detalhes sobre a concepção do projeto e o que desenvolveremos em cada linha de ação.

 

Os conteúdos mais acessados em 2015

Como de costume, começamos o ano novo olhando as conquistas e desafios do ciclo anterior. Assim, convidamos vocês, mais uma vez, a revisitar conosco os destaques do blog no ano que se encerrou.

Nossos números

Em 2015, recebemos aproximadamente 86.000 visitas. O dia 22/dez obteve o maior tráfego, com 721 visualizações da postagem intitulada De olho em 2016: inscrições. Por sinal, vale conferi-la com atenção, pois as chamadas e convocatórias mencionadas continuam recebendo propostas!

O bailarino-coreógrafo Clyde Morgan / foto: Mario Cravo

As postagens mais lidas

Eis o nosso “ranking”:

1º lugar — “O Afro Contemporâneo nas Artes Cênicas”: Instituto de Artes da UNESP recebe inscrições para colóquio internacional (postagem publicada em fevereiro)

2º lugar — Entre Serras: residência artística em ecovila (publicada em outubro)

Leia mais:  eixo do fora #13: #cotassim

3º lugar — MIVA: inscrições para mostra de videodança (publicada em novembro)

4º lugar — Em São Paulo: Coletivo Sankofa e Gira Dança (publicada em outubro)

5º lugar — Convocatórias no Rio de Janeiro: inscrições (publicada em novembro)

Aula aberta na Escola de Educação Física e Desportos (EEFD-UFRJ) / foto: Laura Vainer

Os textos mais lidos

1º lugar — “Os cursos de Dança e a greve na UFRJ: um olhar”, por Laura Vainer (texto publicado em julho)

2º lugar — Maracatu Mirim: cultura afro em debate, por Dally Schwarz (publicado em novembro)

3º lugar — Raíssa Ralola homenageia a mestra Angel Vianna em seu 87º aniversário (publicado em junho)

Os podcasts mais ouvidos

1º lugar — Podcast#27: Roda de Dança, com Sonia Destri (Companhia Urbana de Dança) e Alice Ripoll (Cia. R.E.C.) (episódio publicado em junho)

2º lugar — Podcast#26: Roda de Dança, com Ivana Menna Barreto e Cláudia Müller (publicado em março)

3º lugar — Podcast#28: Roda de Dança, com Guto Macedo e Fádua Gustin (publicado em julho)

 

Noss@s leitor@s

Em 2015, ctrl+alt+dança foi acessado em 95 países. A maioria de noss@s leitor@s está no Brasil, naturalmente; pelo terceiro ano consecutivo possuímos um número considerável de visualizações provenientes dos Estados Unidos e de Portugal.

Aproveitamos para agradecer pelo suporte constante de nosso público, em especial àquel@s que nos enviam sugestões de pauta, comentários, críticas e dicas. Sem essa energia seria difícil continuar produzindo e promovendo novas ações!

Mensagens de incentivo d@s leitor@s

Considero importantes todos os itens de dança. Amo todos! – Lucianna Souza / Gravatá (PE)
Ainda não deu pra conhecê-los de fato, mas o que me chamou atenção foram as notícias do que se faz em dança no Brasil inteiro. – Maria Paula Costa Rego / Recife (PE)
Eu gosto bastante das notícias atualizadas de cursos, oficinas e audições – Marcela Renata Costa Silvério / São Paulo (SP)
Gostei do blog todo até agora! – Suraya Ramos / Juiz de Fora (MG)
Gosto da pluralidade de informações, mas gostaria de saber mais sobre seminários e congressos científicos que estão acontecendo na área de Artes. – Eva Siviero / Viçosa (MG)
Gosto das possibilidades de trabalhos e trocas. – Michelle Mantovani / Campinas (SP)

 

Se você também ficou com vontade de nos deixar uma mensagem, clique aqui e participe de nossa pesquisa. Ajude-nos a manter o blog interessante!

Vale lembrar que nosso e-mail continua recebendo sugestões de pauta – tanto para postagens gratuitas como patrocinadas: contato@ctrlaltdanca.com. Outras possibilidades de divulgação no blog – tais como inserção de banners (em postagens, colunas laterais e página inicial) e menção em podcasts – também podem ser discutidas através do mesmo endereço eletrônico.

Até a próxima postagem!

 

Comentários