Início » Notícias » Repertórios: vocabulário de dança motiva série de postagens

Repertórios: vocabulário de dança motiva série de postagens

Repertórios

Repertórios é uma série de postagens cujo interesse é investigar as danças na contemporaneidade a partir de algumas palavras com as quais nos deparamos em releases (textos de divulgação de espetáculos e trabalhos), artigos e conversas informais. A ação integra a terceira edição do projeto Dança Carioca na Rede (intitulada Corpo e Memória).

A partir de leituras, escutas e convivências, palavras vêm se acumulando: algumas letras do alfabeto sugerem muitas palavras; outras nem tanto. O trabalho de pesquisa empreendido para Repertórios se dá, principalmente, através de uma seleção dessas palavras.

Para além dos verbetes associados aos dicionários ou compêndios científicos, pretende-se criar uma rede. A partir de uma palavra disparadora, podemos estabelecer várias conexões com artistas e pensamentos estéticos, políticos, filosóficos.

O terreno é vasto e o espaço das postagens é receptivo a sugestões e contribuições (e discordâncias também!). Para a série de postagens, pesquisas em bancos de dados, livros, revistas, acervos digitais e plataformas de dança têm sido feitas. Quando a série terminar, disponibilizaremos uma listagem com todas essas referências.

Importante: Repertórios não vai seguir uma ordenação alfabética – ainda que façamos referência às letras do alfabeto latino. Ao longo do semestre, palavras ganharão destaque entre as postagens – fiquem de olho!

 

 

Comentários