Início » Notícias » Ofícios da Dança: conversas com artistas no Rio

Ofícios da Dança: conversas com artistas no Rio

Roxane Oliveira é a idealizadora do projeto Ofícios da Dança / foto: divulgação

Organizado em 4 sessões, o projeto Ofícios da Dança promoverá – a partir desta quarta-feira (16/mar) no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro – uma série de encontros públicos nos quais artistas da dança compartilharão experiências sobre o processo de construção de um espetáculo. Nas palavras da idealizadora da série, a produtora Roxane Oliveira (ver foto acima), trata-se de apresentar “a dança por quem faz dança”.

André Bern atuará como mediador das conversas públicas do projeto / foto: Heidrun Löhr

Em cada encontro, artistas convidad@s – atuantes em frentes essenciais no que diz respeito à criação de espetáculos de dança – falarão sobre os seus processos criativos e as peculiaridades de suas atividades, além de abordar questões vinculadas ao mercado de trabalho e responder a perguntas do público – com a mediação de André Bern (ver foto acima), editor de ctrl+alt+dança. Entre as/os convidad@s estão a coreógrafa Esther Weitzman, a bailarina Maria Alice Poppe, o bailarino e professor Rodrigo Maia, o bailarino e gestor cultural Thiago Engels, o professor e diretor de movimento Paulo Marques, o compositor Tato Taborda e o artista visual e designer de luz José Geraldo Furtado (ver fotos abaixo):

Dirigidas a estudantes e admirador@s da arte, profissionais de dança e produção cultural, todas as conversas que compõem Ofícios da Dança são gratuitas e abertas ao público. O projeto conta com patrocínio da Prefeitura do Rio (Secretaria Municipal de Cultura (SMC-RJ)) e realização da HSO Cultura e Sustentabilidade.

Leia mais:  Festival Dança em Trânsito (RJ) completa 11 anos de existência e recebe inscrições de trabalhos para nova edição

Conforme Roxane Oliveira explica, o projeto deseja “falar da cena em seu avesso, a partir das ideias, dos processos, até que ela chegue ao palco, ao público”:

O ponto de partida do projeto é a reflexão sobre a dança enquanto linguagem cênica e a construção da cena como resultado de um processo de convergência de saberes (…) O compartilhamento deste processo leva ao público a oportunidade de acessar o pensamento e as ações que envolvem a criação em sentido amplo. 
Giselda Fernandes apresenta o solo “Sobre Cisnes” na abertura do projeto / foto: divulgação

Nesta quarta-feira (16/mar, às 19h30), o projeto realiza um coquetel de abertura no Teatro Angel Vianna (Centro Coreográfico), com a participação da bailarina-coreógrafa Giselda Fernandes – ela apresenta o solo Sobre Cisnes (ver foto acima) – e de José Geraldo Furtado, que conversará com o público logo na sequência. Para conferir toda a programação da série Ofícios da Dança, visite a página do projeto no Facebook.

O Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro fica na Rua José Higino, 115 – Tijuca (metrô Uruguai) – Rio de Janeiro (RJ).

 

 

Comentários

One comment

Comments are closed.