Início » Notícias » “Cupinzeiro”: performance para/com crianças

“Cupinzeiro”: performance para/com crianças

“Cupinzeiro”, com o Laboratório de Corpo e Arte da UNIFESP Baixada Santista (SP) / foto: Maurice Pirotte

De amanhã a sábado (20 a 23/abr), o Laboratório de Corpo e Arte da UNIFESP Baixada Santista (Universidade Federal de São Paulo) promoverá o evento Cupinzeiro – Curto Circuito Campinas 2016. A partir da performance homônima criada pelo Laboratório, o evento agrega conversas, residências e abertura de processos motivados pela reflexão sobre a produção de arte para e com crianças.

Cupinzeiro (ver foto acima) é uma intervenção artística criada em 2014, na qual dez performers ocupam lugares públicos de maneira inesperada e propõem um jogo de fugas, conexões e amontoados. A intervenção surgiu de um interesse no espaço público, mas ganhou a atenção das crianças – e gerou uma nova indagação: como fazer arte com elas?

A produção de arte com crianças liquefaz fronteiras entre a educação, a própria arte e o brincar, oscilando entre diferentes espaços e funções, instigando o pensar sobre como cruzar e habitar esse lugar híbrido. Vinicius Terra, diretor do Laboratório, lembra que muitas vezes os espetáculos infantis idealizam e infantilizam as crianças. Cupinzeiro não foi feito necessariamente para elas, mas seu acontecimento sempre esteve permeado por sua presença, o que não poderia ser desconsiderado pelo grupo.

A performance – ressalta o diretor – procura se esvaziar de expectativas para que possa “acontecer” de forma presente, e esse estado de jogo é o que sensibiliza as crianças a participar da intervenção. A partir disso, o grupo se propôs a “fazer junto” com as crianças, considerando que fazer junto é diferente de fazer para. Conforme explica Vinicius, isso traz uma “mudança que não é só estética, pois implica em outra relação de poder”.

Leia mais:  Corpo e dança são elementos centrais de eventos na região sudeste: Dança em Foco + Maio Cultural + "Ritual de lo Habitual"

É justamente com o objetivo de ampliar as discussões sobre o assunto e circular com a intervenção que o Laboratório de Corpo e Arte aporta em Campinas nos próximos dias. A programação do Cupinzeiro – Curto Circuito é gratuita e conta com o diferencial de uma residência artística para artistas mirins e compartilhamento de processos.

As inscrições para a residência já foram encerradas, mas as/os interessad@s podem comparecer às seguintes atividades:

  • Compartilhamento de Pesquisas: Cupinzeiro e Tugudum, na quinta-feira (21/abr, 14h às 17h) >> Dalga Larrondo e Valéria Franco serão convidadas a dirigir o elenco de Cupinzeiro, intervindo na performance de maneira experimental e propondo novas reflexões // Local: Espaço Tugudum (R. Maestro Francisco Manoel, 590-690 – Jardim Santa Genebra).
  • Apresentação da Residência Cupinzeiro com Artistas Mirins, no sábado (23/abr, às 12h) >> exposição do processo final da experiência com as crianças selecionadas para participação na performance // Local: Praça do Côco (R. José Martins, 738 – Barão Geraldo).

Para informações mais detalhadas, visite o site do Laboratório de Corpo e Arte da UNIFESP Baixada Santista: corpoeartelab.com.

 

Comentários