Início » Notícias » www

www

workshop  work-in-progress  WWW

VIDEODANÇA+ é um web espaço aglutinador de mídias que investiga as diversas relações entre dança e imagem em movimento. A pesquisa faz um mapeamento de experiências, transitando entre cinema, dança e vídeo até o estudo da dança inserida no universo das novas tecnologias e da internet / fonte: http://videodancapesquisa.blogspot.com.br

A internet se tornou não somente uma tecnologia de informação e comunicação, mas um lugar e uma forma de relação. Encontramos sites, blogs, portais, trabalhos, canais de debate e criações em dança – com os usos das redes sociais ampliam-se contatos entre as comunidades de artistas, além de promover encontro e pesquisa na área.

O corpo se conecta na dimensão virtual, criando mais uma extensão. Agora, para além da presença física, temos também a presença virtual como possibilidade de relação corpo/tempo/espaço.

Enquanto canal de comunicação e difusão de informação, a rede funciona muito bem através de vídeos. Essa possibilidade de viralização da internet facilita o compartilhamento. A cultura do passinho, por exemplo, relacionada ao funk, se amplificou com o auxilio da internet, pois as pessoas gravavam vídeos com suas danças e postavam em canais pessoais no YouTube. Através de redes sociais já conectadas ao próprio canal de vídeo, era possível gerar comentários, e dessa forma fazer a circulação do conteúdo. Outras formas de canais são muito utilizadas para ensino, arquivos pessoais, assim como para competições e desafios de dança que acontecem via internet.

[acima: formas novas de criar conteúdos e danças, como no caso da competição 30 Danças em 30 Dias]

Existem projetos que valorizam a interseção entre dança, informação e escrita como prática artística, como portal de notícias e formação para artistas da dança se manterem conectad@s em sua comunidade. Entre alguns deles, podemos mencionar o portal idança.net, o projeto Wikidança, nosso blog ctrl+alt+dança, o projeto 7×7, o Canal Oito de Dança, a rede social movimento.org e o Museu da Dança.

Leia mais:  Seis Anos Depois: Giselda Fernandes

 

[*] Esta postagem integra a série Repertórios – uma das ações do projeto Dança Carioca na Rede: Corpo e Memória.

 

 

Comentários