Início » Notícias » Dança em Foco: festival de vídeo e dança começa amanhã no Rio

Dança em Foco: festival de vídeo e dança começa amanhã no Rio

Dança em Foco chega à sua 14a. edição no Rio de Janeiro (RJ) / foto: Luz Rapoport

Começa amanhã (24/mai) a nova edição do Dança em Foco – festival internacional de vídeo e dança – com uma vasta seleção de obras nacionais e estrangeiras em exibição no Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho (Castelinho do Flamengo). As atividades do evento – entre exibições, oficinas, instalações e encontros com artistas – seguem até 5/jun com entrada franca, consolidando-o como uma potente e reconhecida plataforma de videodança mundial.

Conforme explica Paulo Caldas, diretor e fundador do festival:

Desde a criação do evento em 2003, estamos atentos aos mais diversos modos de associação entre vídeo e dança (ou, mais abrangentemente, imagem e corpo). Entre eles, a videodança se consolidou como uma referência maior para público e artistas. Nela, a dança é feita de vídeo, e o vídeo é feito de dança.

Considerada o eixo principal do festival, a Mostra Internacional de Videodança (MIV) exibirá aproximadamente 300 horas de obras nacionais e estrangeiras de 35 países. São trabalhos oriundos de uma convocatória realizada entre dezembro de 2015 e fevereiro deste ano, que se somam às seleções especiais de 4 festivais parceiros, além de obras d@s convidad@s desta que é a 14a. edição do evento.

Numa interessante conversa entre André Bern e diretor@s do evento – Leonel Brum, Paulo Caldas e Regina Levy – que compôs o episódio #30 dos nossos Podcasts ctrl+alt+dança (publicado em jul/2015) – fica evidente o pioneirismo do Dança em Foco no que diz respeito à difusão do gênero videodança no país. 

Amanhã (24/mai, a partir de 18h), o Dança em Foco abre suas instalações ao público, além da MIV e um encontro com o artista cearense Alexandre Veras (que comenta seus trabalhos exibidos na edição 2016). Na mesma noite, Marcos Moraes e Marlus Araújo dirigirão a dupla de bailarin@s Brigitte Wittmer e João Mandarino na performance-instalação Kinetic Dance.

Para obter informações mais detalhadas sobre a programação do festival, visite: www.dancaemfoco.com.br. O Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho (Castelinho do Flamengo) fica na Praia do Flamengo, 158 (metrô Largo do Machado) – Rio de Janeiro (RJ).

Leia mais:  Dança contemporânea e yoga: aula aberta amanhã (2/jun) na Fundição Progresso (RJ)

 

Comentários