Início » Notícias » Soraya Jorge celebra circulação de sessões de Movimento Autêntico

Soraya Jorge celebra circulação de sessões de Movimento Autêntico

Soraya Jorge / foto: divulgação

Uma das fundadoras do CIMA – Centro Internacional do Movimento Autêntico no Brasil – Soraya Jorge (ver foto acima) viaja por 3 cidades brasileiras – Recife (PE), Petrolina (PE) e João Pessoa (PB) – ao longo deste mês, conduzindo cursos introdutórios e estudos avançados da abordagem. A circulação de cursos e estudos chega num momento de celebração: em 2016, Soraya completa 20 anos de trabalho com o Movimento Autêntico.

A abordagem foi desenvolvida por Mary Whitehouse nos Estados Unidos, na década de 1950, e foi difundida por sua discípula Janet Adler. Trata-se de uma investigação do movimento do corpo, na qual um@ “movedor@” improvisa ao centro de uma roda, de olhos fechados, cercad@ por “testemunhas”. A relação entre movedor@ e testemunha é fundamental para construir o vínculo de presença e cumplicidade, pavimentando caminhos para a honestidade do indivíduo em relação às suas reais necessidades, além do exercício do olhar neutro, sem julgamentos.

Soraya é uma das grandes responsáveis pela difusão da prática no Brasil. Nesta circulação de atividades de Movimento Autêntico, ela propõe reflexões sobre modos de vida a partir do mover e do testemunhar, da resistência ao assujeitamento das forças singulares, e de críticas diante do que muitas vezes nos é apresentado como “técnicas a serem compradas”.

Em tempos de crise – que não apenas cruza a esfera política e econômica, mas clama por um exercício de reconstrução ética e moral – cultivar a sutileza, o reconhecimento e a valorização do sujeito, assim como promover um olhar testemunhal e uma convivência na prática da presença sensível configuram-se num ato revolucionário e urgente. Conforme Soraya revela:

Leia mais:  não-dança
A composição do Movimento Autêntico em nossas vidas é a de uma possível sustentação de um acordar sensorial: uma saída de uma torrente de excitação midiática e, paradoxalmente, de uma busca incessante pelo se sentir vividos na contemporaneidade.

Fiquem atent@s às datas! De amanhã a domingo (9 a 12/jun), Soraya estará em Recife (PE), com a seguinte programação:

  • 9/jun (qui) – 8h às 18h – grupo de Prática Introdutória ao Movimento Autêntico, no Coletivo Lugar Comum /// R. Capitão Lima, 210 – Santo Amaro;
  • 11/jun (sáb) – 8h às 18h – grupo de Aprofundamento 1, na Praça do Frevo /// Pça. do Arsenal – Recife Antigo);
  • 12/jun (dom) – 8h às 18h – grupo de Aprofundamento 2, também na Praça do Frevo.

Sessões individuais podem ser agendadas previamente para o dia 10 (sex) – a serem realizadas no Horizonte Desenvolvimento Humano (R. Joaquim Xavier de Andrade, 117 – Poço da Panela). O investimento é de R$220 para prática introdutória e grupos de aprofundamento, e de R$200 para sessões individuais.

Na sequência das atividades no Recife, Soraya segue para as cidades de Petrolina (14 a 17/jun) e João Pessoa (19/jun). Em julho, ela liderará novos cursos e estudos em Lisboa (Portugal).

Para obter informações mais detalhadas e efetuar inscrições, entre em contato através do e-mail: soraiajor@gmail.com.

 

Comentários