Início » Notícias » 2 danças para o Dia d@s Namorad@s (parte 1)

2 danças para o Dia d@s Namorad@s (parte 1)

Amanhã (12/jun) é Dia d@s Namorad@s, e também é dia de dança! Então, o ctrl+alt+dança selecionou duas apresentações gratuitas que acontecem em São Paulo neste 12 de junho (e dias próximos) – que trazem a cultura urbana e as tradições nordestinas para um encontro dançante.

SESC Campo Limpo / foto:
“A Lenda da Cobra Grande”, do Grupo Batucaia, ganha sessão em evento do SESC Campo Limpo (SP) / foto: Tainã Moreno

No SESC Campo Limpo, as festas juninas são o mote para um grande evento de valorização da cultura tradicional nordestina. For All- Uma Quadrilha para Todos reúne grupos que pesquisam a manifestação artística, e apresenta – com entrada franca – grandes quadrilhas, contação de lendas, casamento caipira, além de muita música e dança típica junina.

Amanhã (12/jun), o Grupo Batucaia integra o evento com a intervenção A Lenda da Cobra Grande (ver foto acima), às 18h. Através de uma contação de história realizada com o auxílio de bonecos gigantes – empapelados de forma artesanal – o Grupo compartilha a lenda, que tem origem na cidade de Jacareí (SP), numa articulação divertida entre música, teatro e dança. A congada é o ritmo que guia as/os artistas do grupo nessa intervenção que se utiliza das brincadeiras como principal instrumento de interação com o público.

No domingo seguinte (19/jun), será a vez do Casamento Caipira, organizado pelo Balé Popular Cordão da Terra. A performance apresenta a história do personagem Jeremias, apaixonado pela Açucena, filha de um bravo coronel. Regido por forró, xote e baião, o Casamento culmina numa grande quadrilha, que tod@s são convidad@s a dançar.

Leia mais:  Danças populares e jazz dance inspiram trabalhos no Recife (PE) e em São Paulo

As atividades de For All- Uma Quadrilha para Todos acontecem de amanhã até 3/jul, sempre aos domingos, às 18h. O SESC Campo Limpo fica na Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120 – Campo Limpo – São Paulo (SP).

Grupo Zumb.Boys em “Dança por Correio” / foto: Adriano Escanhuela

Das tradições nordestinas à cultura urbana, ainda em São Paulo, namorad@s (e quem não está namorando também!) podem conferir a intervenção Dança por Correio no Parque do Carmo. Caracterizados como carteiros, os dançarinos do Grupo Zumb.Boys entregam cartas aos pedestres locais – numa articulação criativa entre as/os transeuntes, o espaço do entorno e o conteúdo das mensagens.

A pesquisa empreendida para a criação de Dança por Correio foi desenvolvida a partir de jogos coreográficos e improvisações, buscando relações entre espaço, dança e musicalidade. Através de um diálogo não-verbal, a performance se integra à paisagem local, interferindo e destacando questões sobre o fluxo cotidiano das cidades.

Quem ficou curios@ pode conferir Dança por Correio amanhã (12/jun), às 15h, no Parque do Carmo – localizado à Rua Geraldo Costa Manso, 1 – Jardim Nossa Senhora do Carmo – São Paulo (SP).

Comentários