Início » Notícias » Decorrer: Xandy Carvalho é o terceiro convidado da série

Decorrer: Xandy Carvalho é o terceiro convidado da série

Xandy Carvalho / foto: Julius Mack
Xandy Carvalho / foto: Julius Mack

A série de ensaios fotográficos Decorrer é uma das ações da 3a. edição do projeto Dança Carioca na Rede – intitulada Corpo e Memória. “A dança de um@ artista no decorrer de um dia”: impulsionada por este argumento, a série apresenta três artistas – Dandara Patroclo, William Freitas e Xandy Carvalho – “retratad@s” através das lentes do bailarino-fotógrafo Julius Mack do momento em que acordaram até o final do dia – e ao longo de todas as atividades que cada um del@s desenvolveu naquelas específicas 24 horas.

O terceiro (e último) ensaio, publicado hoje no ctrl+alt+dança, destaca os trânsitos do músico, bailarino e artista plástico Xandy Carvalho (ver foto acima). Professor de Folclore Brasileiro no Departamento de Arte Corporal da Universidade Federal do Rio de Janeiro (DAC-UFRJ) e integrante da Companhia Folclórica do Rio desde 1989, Xandy destaca com orgulho o Projeto em Africanidade na Dança Educação (PADE), que coordena há 6 anos: “Ele fala de assuntos importantes pra mim, que são a intolerância religiosa, a cultura do Candomblé, os saberes das comunidades de terreiro de matriz africana”.

Sobre sua participação em Decorrer, Xandy relata com naturalidade a experiência de ser acompanhado por um fotógrafo ao longo de um dia – e comenta, divertido, sobre a timidez de Julius:

Esse é o meu cotidiano… fazendo as minhas coisas e o Julius acompanhando. Embora seja um querido amigo, um aluno muito próximo a mim e às minhas iniciativas artísticas – inclusive no trabalho com o PADE – o Julius é que ficou meio tímido. Ele me confidenciou isso.

Clique aqui e confira o ensaio com Xandy na íntegra.

Leia mais:  Maracatu Mirim: cultura afro em debate

 

Comentários