Início » Dança Carioca na Rede » Dança Carioca na Rede: Corpo e Memória » Oficinas

Artistas convidad@s da 3a. edição do projeto Dança Carioca na Rede (Corpo e Memória) ministrarão oficinas gratuitas no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro ao longo das duas primeiras semanas de maio (4 a 11/mai). Esther Weitzman, Giselda Fernandes, Lígia Tourinho, Morena Paiva e Paulo Marques conduzirão as atividades – inscrições podem ser efetuadas a partir de 15/abr [VAGAS ESGOTADAS].

Todas as oficinas acontecerão no Teatro Angel Vianna, com 15 vagas disponíveis para cada uma (por ordem de inscrição, até que acabem as vagas). Apenas as/os participantes selecionad@s serão contactad@s (via telefone ou e-mail).

Para acessar o formulário de inscrição, clique na aba referente à oficina de seu interesse.

As oficinas ::

Balé e Contemporaneidade [4/mai (qua), 10h às 12h]
Paulo Marques
Paulo Marques

Na oficina, o professor utilizará a estrutura do balé clássico tradicional como princípio técnico para, a partir de seu aprimoramento, valorizar aspectos cênicos, tais como a respiração, a percepção do espaço e de si mesmo e as relações de peso/apoio/presença. As aulas são indicadas para bailarin@s contemporâne@s, professor@s e profissionais interessad@s em desenvolver-se técnica e expressivamente. Sua metodologia vem sendo desenvolvida ao longo de três décadas de exercício profissional.

Sobre Paulo Marques: iniciou sua carreira de dança e teatro em 1980 e, desde então, tem atuado como ator, bailarino, mestre de balé, coreógrafo, pesquisador em dança, ensaiador e diretor de movimento em importantes companhias de dança contemporânea e espaços de dança no Rio de Janeiro.

Clique aqui e faça sua inscrição [VAGAS ESGOTADAS].

Composição Instantânea em Dança: vestígios da memória e dramaturgias do momento [5/mai (qui), 10h às 12h]
Lígia Tourinho
Lígia Tourinho

A construção de danças será estimulada através de jogos de improvisação. A efemeridade da dança e o instante de criação são atualizações das experiências vividas: esses serão os principais temas de trabalho desta oficina.

Sobre Lígia Tourinho: atriz, diretora, coreógrafa, dançarina e pesquisadora em Artes da Cena. Professora do Departamento de Arte Corporal (DAC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do curso de especialização em Sistema Laban / Bartenieff da Faculdade Angel Vianna. É doutora e mestre em Artes, e bacharel em Artes Cênicas – titulações obtidas na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Clique aqui e faça sua inscrição [VAGAS ESGOTADAS]

Dança e Criação: um sopro de ideias [6/mai (sex), 10h às 12h]
Esther Weitzman
Esther Weitzman

A oficina viabilizará um vasto material com o objetivo de potencializar um caminho embrionário de composição e pesquisa de linguagem, expandir e ampliar as possibilidades expressivas pertinentes aos elementos de um projeto artístico e pedagógico. A fim de estimular pesquisas, a oficina propõe a organização de conceitos para que profissionais e estudantes de dança elaborem seu discurso expressivo, individual, construindo sua própria trajetória. Dirigida a bailarin@s, atrizes/atores, criador@s e estudantes, a oficina exige d@s participantes alguma experiência corporal prévia para um aproveitamento satisfatório das atividades.

Sobre Esther Weitzman: especialista em Arte e Filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com formação em Dança pela Escola Angel Vianna. Seus eixos de trabalho são a criação coreográfica, a pedagogia da dança, além da formação de atrizes/atores, bailarin@s e coreógraf@s. Dirige a companhia de dança que leva seu nome, a Esther Weitzman Companhia de Dança, e o Studio Casa de Pedra – Centro de Educação e Arte do Movimento.

Clique aqui e faça sua inscrição [VAGAS ESGOTADAS]

Dança Contemporânea Popular [10/mai (ter), 19h às 21h]
Morena Paiva
Morena Paiva

Possibilidades de conscientização corporal e despertar criativo do indivíduo são o foco desta oficina, que investe em princípios básicos de movimento, dança, ritmo e jogos de criação espontânea coletiva. Ao aliar métodos de improvisação a elementos das manifestações populares brasileiras – tradicionais e contemporâneas – pequenas células dançantes serão desenvolvidas. Além disso, premissas de interação e apropriação performática dos lugares serão utilizadas, observando a esfera conceitual que compreende o espaço como extensão do próprio corpo.

Sobre Morena Paiva: licenciada em Dança pela UniverCidade, complementou sua formação em diversos programas e residências artísticas. Interessa-se pela investigação das fronteiras entre arte erudita e cultura popular, buscando diálogos em constante colaboração com artistas visuais, performers e musicistas em criações autorais. Atua como professora de Artes Cênicas / Dança na 5a. Coordenadoria Regional de Educação (Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro), e de Expressão Corporal, na Escola de Teatro Martins Pena.

Clique aqui e faça sua inscrição [VAGAS ESGOTADAS]

Entre Sacos e Cisnes [11/mai (qua), 10h às 12h]
Giselda Fernandes
Giselda Fernandes

A oficina conduzida por Giselda Fernandes, bailarina e coreógrafa de Os Dois Companhia de Dança, tem como finalidade abrir um espaço de experimentação de movimentos a partir de alusões ao solo A Morte do Cisne, criado para a bailarina Anna Pavlova (pelo coreógrafo Michel Fokine, em 1905), com o uso de sacolas plásticas como objeto-partner. A proposta se insere na linha de pesquisa desenvolvida pela coreógrafa, que usa objetos banais do cotidiano em suas criações para o palco e performances de rua. A oficina carrega um importante discurso contemporâneo sobre questões ambientais ao usar objetos descartados em grande quantidade no dia-a-dia, subvertendo sua função em elemento estético. Dirigida a pessoas interessadas em processos criativos, a oficina receberá participantes com idade mínima de 14 anos.

Sobre Giselda Fernandes: bailarina e coreógrafa de Os Dois Companhia de Dança. Desde 2001, desenvolve o conceito de objeto-partner para denominar o uso de objetos cotidianos como parceiros em suas criações coreográficas. Sua companhia possui um repertório de mais de 10 trabalhos, reconhecidos através de prêmios e editais públicos, com apresentações em espaços culturais e eventos de destaque. Além disso, Giselda é diretora artística do braço carioca do evento internacional Global Water Dances, focado nas relações entre dança e meio-ambiente.

Clique aqui e faça sua inscrição [VAGAS ESGOTADAS]

O Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro fica na Rua José Higino, 115 – Tijuca (metrô Uruguai) – Rio de Janeiro (RJ).